BELÉM: Judiciário recebe grupo de idosos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A aposentada Orlinda Alves de Miranda, de 73 anos, conheceu parte da história do Judiciário paraense em visita monitorada ao prédio–sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Junto com 26 colegas do Centro de Atenção e Saúde do Idoso, ela participou da palestra sobre a “Heroína de honra Severa Romana” e conheceu as dependências do prédio. Orlinda conta que já conhecia um pouco da história de Severa Romana, mas nunca havia entrado no Tribunal.
 
SONORA: Orlinda Alves de Miranda, aposentada
“Muito boa, eu já conhecia algumas coisinhas da Severa Romana, quando eu ia ao cemitério, mas isso é um exemplo para muitas mulheres: dizer um não e morrer pela pureza da sua alma, do seu coração. Conheci o Tribunal, passei muitas vez por aqui, presenciei quando estavam construindo e tinha muita vontade de entrar aqui, mas nunca teve uma oportunidade. Eu queria conhecer esse prédio e essa é uma felicidade muito grande para mim, estar aqui”.     
  
REPÓRTER: A Casa do Idoso tem oito mil pessoas matriculadas, com atendimentos na área de saúde, em Belém. A terapeuta ocupacional Danielle Souza afirma que atividades externas ajudam a trabalhar a memória e a parte cognitiva dos idosos.
  
SONORA:  Danielle Souza, terapeuta ocupacional
“Esse grupo é um grupo que a gente tem uma atividade fixa, que a gente desenvolve, um grupo de memória. Dentro dessa proposta está essas atividades externas, para estimular a socialização, o conhecimento e a estimulação dessa parte do cérebro. Reviver essa parte da vida e também trazer uma nova perspectiva, além disso, o conhecimento também de novas coisas como eles estão ouvindo a palestra, conhecendo a história da Severa Romana, conhecendo a história do TJ, isso tudo é estímulo para eles.” 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
REPÓRTER: A visita dos idosos faz parte da programação na Semana Nacional dos Museus.

 

Reportagem, Marcela Coelho

Receba nossos conteúdos em primeira mão.