BELÉM: Judiciário realizou a 2° Edição da Feira de Conciliação

O Tribunal de Justiça do Pará realizou no último sábado, dia 22, a 2ª Feira de Conciliação – Consumidor Inteligente, onde muitas pessoas tiveram a oportunidade de fazer conciliações.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 2min49seg

REPÓRTER: O auxiliar de escritório Afonso de Oliveira, esteve ano passado na 1° Edição da Feira de Conciliação e conseguiu resolver uma pendência com a empresa Celpa. Este ano, de volta a feira de conciliação, ele buscou novamente uma solução, desta vez com o Banco do Brasil.

SONORA: Auxiliar de escritório, Afonso Oliveira. 

"Pra poder conciliar aqui com o poder judiciário é muito melhor, porque aqui, você além de você reduzir a sua divida, ainda tira seus juros o máximo que puder. Ano passado na primeira feira que houve, eu fiz pela rede Celpa e graças a Deus minha divida era de 5 mil e poucos reais e na conciliação foi para 3 mil reais e parcelamento de 60 parcelas."

REPÓRTER: O Tribunal de Justiça do Pará realizou no último sábado, dia 22, a 2ª Feira da Conciliação – Consumidor Inteligente, onde muitas pessoas tiveram a  oportunidade de fazer conciliações com Banco do Brasil, Bradesco, Oi, Tim, Vivo, Net, Celpa e Cosanpa. O juiz Fábio Póvoa, que veio do município de Capanema, no nordeste paraense, esteve participando da feira e destacou a importância em poder contribuir com mais esse evento.

TEC/SONORA: Juiz Fábio Povoa do município de Capanema.

"Há uma grande satisfação em poder contribuir um pouco com a feira, com esses acordos, com essa conciliação. A coordenadoria dos juizados com a desembargadora Diracy e o doutor Cristiano estão sempre organizando esses eventos e que acabam diminuindo o número de processos, facilitando a vida das pessoas."

REPÓRTER: A Coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Diracy Nunes Alves, ressaltou que o evento já foi realizado em alguns municípios do interior do estado e de que o povo paraense está aprendendo que um dos melhores caminhos para a solução de conflitos é a conciliação.

TEC/SONORA: Desembargadora Diracy Nunes Alves.

"Nós estamos realmente convencidas de que o povo brasileiro, o povo paraense está tomando consciência de que a mediação, a conciliação são as melhores formas de solução de conflitos, nós tivemos a oportunidade de realizar   esse tipo de evento em Paraupebas, em Canaã de Carajás. Fizemos itinerância em vários municípios do interior com atendimento semelhante." 

REPÓRTER: O objetivo da " 2° edição da Feira de Conciliação – Consumidor Inteligente",  foi resolver os impasses judiciais em um único ato, sem necessidade de produção de provas. A conciliação representa economia para o judiciário e os jurisdicionados porque as partes evitam gastos com documentos e deslocamentos aos fóruns. A medida é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ e dos tribunais para fortalecer o diálogo e reduzir o estoque de processos na justiça brasileira.

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.