BELÉM: Judiciário faz ação social em escola

Tribunal de Justiça do Pará realiza ação social na Escola Estadual Santo Afonso, em Belém.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A estudante Janiely da Silva, 15 anos, do 9º ano da Escola Estadual Santo Afonso, no bairro do Telégrafo, em Belém, participou da ação social realizada pelo Tribunal de Justiça do Pará. Janiely fez parte do “Círculo de Paz”, uma prática da Justiça Restaurativa que trabalha com a aplicação de meios alternativos para a solução de conflitos. A estudante comenta a experiência.

 
SONORA: Janiely da Silva, estudante.
“Eu achei bem interessante, porque é o momento em que a pessoa está ali, é o momento dela, de ela falar o que ela quer, de ela transmitir o que ela está sentindo. Então, eu acho que se tivesse em todas as escolas esse momento, eu acho que melhoraria bastante, porque no meu caso aqui foi assim, eu me senti muito aliviada, eu botei o que eu queria botar para fora”.
 
REPÓRTER: O Círculo de Paz é um método autocompositivo, que pode ser executado independente de processo judicial. A atividade busca cuidar dos sentimentos e resgatar os valores da pessoa humana. A metodologia foi implantada na Escola Santo Afonso, com a presença de alunos, pais e professores. O Círculo de Paz foi conduzido pela servidora do Núcleo de Assessoramento Especializado do Judiciário, Elizabeth Muniz, que explica o método.
 
SONORA: Servidora do Núcleo de Assessoramento Especializado do Judiciário, Elizabeth Muniz.
“A metodologia circular ela faz com que nós nos conectemos com as pessoas, nós passamos a ter uma conexão com os sentimentos delas e aí nós fazemos contato com os nossos sentimentos. E a partir dessa experiência, quando nós trazemos isso para a escola, a gente vê que a dor daquela criança, daquele adolescente, daquele professor, não é diferente da nossa dor”.
 
REPÓRTER: Durante a programação, os estudantes também participaram do Chá Literário sobre a vida e obra da escritora Cecília Meireles. Eles também tiveram a oportunidade de visitar o ônibus do Museu sobre Rodas, que conta a história do Judiciário. O diretor da Escola Estadual Santo Afonso, Sérgio Araújo, destaca a relevância da ação no âmbito escolar.
 
SONORA: Diretor da Escola Estadual Santo Afonso, Sérgio Araújo.
“As escolas precisam das crianças terem essa oportunidade de ter conhecimento, principalmente para os nossos alunos do 9º e 8º ano, porque estão saindo do fundamental, já estão indo para o médio, e já tem que ter uma visão de futuro para eles”.
 
REPÓRTER: O evento contou ainda com a apresentação musical do artista Pedro Alcântara Barbosa Neto. As atividades foram organizadas pela Divisão de Documentação e Informação do Judiciário, junto com a Coordenadoria de Saúde e Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.