BELÉM: Conta Comigo recebe a adesão de mais dez padrinhos solidários

Um total de dez inscrições e onze apadrinhamentos. Esse foi o saldo da ação promovida no último sábado, no shopping Castanheira, pelo programa “Conta Comigo”.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 3min45seg

REPÓRTER: Um total de dez inscrições e onze apadrinhamentos. Esse foi o saldo da ação promovida no último sábado, no shopping Castanheira, pelo programa "Conta Comigo", de apadrinhamento solidário para crianças e jovens acolhidos em abrigos. Coordenada pelos técnicos da 8ª Vara Cível de Ananindeua, a ação teve a presença do titular da Vara, o juiz Sérgio Ricardo Lima da Costa, que elogiou a participação solidária das pessoas de boa vontade que aderiram à ideia do programa.

SONORA: Juiz Sérgio Ricardo Lima da Costa.

"A gente está vendo que já estão fazendo o cadastro aqui, isso é muito bom, inclusive para apadrinhamento afetivo, que é o que essas crianças mais precisam, que é de carinho, de afeto, de amor, que faltou na família de origem".

REPÓRTER: O programa Conta Comigo foi lançado em Belém em abril deste ano e, desde então, a 8ª Vara Cível de Ananindeua já organizou duas ações de divulgação, uma em maio, restrita ao Fórum do município, e outra em agosto, para empresários. Nesse período de sete meses, houve sete apadrinhamentos, específicos para crianças na faixa etária entre sete e onze anos de idade. A coordenadora do abrigo infantil de Ananindeua, Ana Miranda, ressalta a importância dessas adesões para o desenvolvimento afetivo das crianças acolhidas.

SONORA: Ana Miranda.

"Tem crianças que não vão ao encontro de suas famílias no final de semana, por uma incapacidade – a família mora distante, não está próxima, a família tem os laços rompidos -, então é bem complicado ela ter como referência afetiva só os funcionários do serviço. Então, no caso desse apadrinhamento, que seria o afetivo, é uma possibilidade de ela conviver com outras pessoas, conviver no espaço comunitário, não apenas da instituição".

LOC/REPÓRTER: O programa Conta Comigo também tem a preocupação de assegurar aos adolescentes acolhidos oportunidades de formação profissional para que eles possam vislumbrar perspectivas de futuro quando completarem a idade limite de permanência no abrigo, que é de 18 anos, como ressalta Nadir Ferreira, coordenadora de um abrigo para rapazes e moças em Ananindeua.

SONORA: Nadir Ferreira.

"Nós recebemos inclusive alguns adolescentes já com 17 anos, próximo dos 18 anos, que eles não têm muita esperança de futuro, a nível profissional. E o apadrinhamento, ele tem várias vertentes e uma delas é a questão do apadrinhamento material, onde esse jovem ele vai ter a chance de um curso profissionalizante, ele tem a chance de conseguir algo que nem a família, nem nós enquanto abrigo podemos fornecer a ele ou a ela. São sonhos, são sonhos possíveis, que o apadrinhamento solidário vem para solidificar esses sonhos pra realizar esses sonhos".

REPÓRTER: A advogada Gabrielle Chaves soube a respeito do "Conta Comigo" pelo jornal e foi ao Castanheira no último sábado especialmente para aderir ao programa como madrinha afetiva e também como voluntária para a prestação de serviços.

SONORA: Advogada Gabrielle Chaves.

"Eu indico, acho que é uma coisa muito boa a gente poder ajudar no que a gente puder, no meu caso eu só posso prestar esse serviço jurídico e afetivo também; então a pessoa não tem que se preocupar com o que vai acontecer ou se vai ser muito trabalhoso; acho que as pessoas devem se doar um pouco para ajudar essas crianças e adolescentes também, coração aberto que a gente só vai receber amor deles".

REPÓRTER: A pessoas interessadas em aderir ao programa Conta Comigo em Ananindeua podem procurar a área técnica da 8ª Vara Cível do município, pelo telefone 3201-4917.

Reportagem, Edir Gaya.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.