BELÉM: Ação Social encerra Semana da Mulher

A população recebeu no encerramento da 7ª etapa da campanha "Paz, Nossa Justa Causa", serviços de orientação jurídica, com várias informações sobre os direitos da mulher.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

 
REPÓRTER: A aposentada Maria do Socorro, de 68 anos, foi uma das muitas mulheres que foram prestigiar, no último dia 11, sábado, o encerramento da 7ª etapa da campanha "Paz, Nossa Justa Causa", do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e parceiros.  Dona Maria do Socorro ressaltou sua alegria em participar do evento.
 
SONORA: Aposentada Maria do Socorro.
 
Que isso aqui se faça por muitos e muitos anos, que a gente seja reconhecida, que a gente seja cada vez mais amada”.
 
REPÓRTER: A praça dos estivadores, em Belém, foi o local da ação social, que envolveu, além do Judiciário paraense, o Governo do Estado, a Defensoria Pública do Pará e o Ministério Público. Pelo menos 100 pessoas esclareceram dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e receberam folders explicativos sobre os direitos da mulher. Coordenadora da Mulher no âmbito do TJPA, a desembargadora Diracy Nunes Alves ressaltou que a principal missão do Poder Judiciário no combate a violência contra a mulher é a prestação jurisdicional.
 
SONORA: Desembargadora Diracy Nunes Alves.
 
É na prestação jurisdicional, no momento em que foi editada a lei e foram criados vários tipos de penalidades o judiciário começou a atuar na aplicação da lei, então a principal função na verdade é dar a prestação jurisdicional”
 
REPÓRTER: Mais de 1.400 feitos relacionados à violência contra a mulher em todo o Pará foram movimentados durante a sétima etapa da campanha “Justiça Pela Paz em Casa”, que ocorreu no Fórum Criminal de Belém. De acordo com a desembargadora coordenadora, Diracy Nunes Alves, o Judiciário tem realizado muitos trabalhos que visam à conscientização, que tem papel fundamental no combate à violência contra a mulher. 
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Desembargadora Diracy Nunes Alves.
 
O que a gente está trabalhando na verdade é a conscientização, a gente está fazendo um trabalho saindo dos prédios, dos tribunais, dos fóruns pra ir até o cidadão. Já vem um trabalho já há bastante tempo com operários de construtoras de prédios, e nós estamos estendendo essa pratica, esses convênios, essas cooperações, porque eu acho que somente com a educação nós vamos extirpar da sociedade essa mancha que vem através dos séculos prologando”.  
 
REPÓRTER: A população recebeu no encerramento da 7ª etapa da campanha "Paz, Nossa Justa Causa", serviços de orientação jurídica, com várias informações sobre os direitos da mulher, emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, além de atendimentos em saúde e apresentações culturais. O evento contou, ainda, com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que fizeram testes rápidos de HIV e hepatites virais. Os serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Aprendizagem Industrial (Senai) e o grupo Embeleze ofereceram cortesias de cursos para as mulheres que participaram da ação.
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.