Tempo de áudio –
REPÓRTER: A aposentada Maria do Socorro, de 68 anos, foi uma das muitas mulheres que foram prestigiar, no último dia 11, sábado, o encerramento da 7ª etapa da campanha "Paz, Nossa Justa Causa", do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), promovido pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e parceiros. Dona Maria do Socorro ressaltou sua alegria em participar do evento.
SONORA: Aposentada Maria do Socorro.
“Que isso aqui se faça por muitos e muitos anos, que a gente seja reconhecida, que a gente seja cada vez mais amada”.
REPÓRTER: A praça dos estivadores, em Belém, foi o local da ação social, que envolveu, além do Judiciário paraense, o Governo do Estado, a Defensoria Pública do Pará e o Ministério Público. Pelo menos 100 pessoas esclareceram dúvidas sobre a Lei Maria da Penha e receberam folders explicativos sobre os direitos da mulher. Coordenadora da Mulher no âmbito do TJPA, a desembargadora Diracy Nunes Alves ressaltou que a principal missão do Poder Judiciário no combate a violência contra a mulher é a prestação jurisdicional.
SONORA: Desembargadora Diracy Nunes Alves.
“É na prestação jurisdicional, no momento em que foi editada a lei e foram criados vários tipos de penalidades o judiciário começou a atuar na aplicação da lei, então a principal função na verdade é dar a prestação jurisdicional”
REPÓRTER: Mais de 1.400 feitos relacionados à violência contra a mulher em todo o Pará foram movimentados durante a sétima etapa da campanha “Justiça Pela Paz em Casa”, que ocorreu no Fórum Criminal de Belém. De acordo com a desembargadora coordenadora, Diracy Nunes Alves, o Judiciário tem realizado muitos trabalhos que visam à conscientização, que tem papel fundamental no combate à violência contra a mulher.
SONORA: Desembargadora Diracy Nunes Alves.
“O que a gente está trabalhando na verdade é a conscientização, a gente está fazendo um trabalho saindo dos prédios, dos tribunais, dos fóruns pra ir até o cidadão. Já vem um trabalho já há bastante tempo com operários de construtoras de prédios, e nós estamos estendendo essa pratica, esses convênios, essas cooperações, porque eu acho que somente com a educação nós vamos extirpar da sociedade essa mancha que vem através dos séculos prologando”.
REPÓRTER: A população recebeu no encerramento da 7ª etapa da campanha "Paz, Nossa Justa Causa", serviços de orientação jurídica, com várias informações sobre os direitos da mulher, emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, além de atendimentos em saúde e apresentações culturais. O evento contou, ainda, com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que fizeram testes rápidos de HIV e hepatites virais. Os serviços nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Aprendizagem Industrial (Senai) e o grupo Embeleze ofereceram cortesias de cursos para as mulheres que participaram da ação.
Reportagem, Storni Jr.