BATAGUASSU (MS): Falta de conscientização da população atrapalha combate à Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De acordo com relatório do Ministério da Saúde divulgado em novembro, Bataguassu está em estado de alerta para infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Para combater o mosquito, a Prefeitura aposta nas visitas dos agentes de saúde às casas e outros imóveis da cidade e em palestras nas escolas. Nas visitas, os agentes explicam às pessoas como não deixar que se formem criadouros do mosquito em casa. Nas palestras, os estudantes aprendem como se combate o mosquito e em casa ensinam o que aprenderam. Tudo isso, porque segundo a coordenadora de vigilância em saúde da cidade, Rita Buzinaro, a principal dificuldade do município no combate ao mosquito é a educação das pessoas.

TEC/SONORA: Rita Buzinaro, coordenadora de vigilância em saúde

“A principal dificuldade que eu vejo aqui é a conscientização da gravidade por parte da população. Eu acho que a população mais velha não teve essa educação em saúde na escola, então é difícil colocar na cabeça deles a cultura de não deixar água parada, de não acumular lixo, de não jogar lixo no terreno vizinho, de não jogar lixo na rua.”

LOC: Em 2016, Bataguassu registrou 218 casos suspeitos de Dengue e um de Chikungunya. 

O principal modo de se evitar as três doenças é separando dez minutos por semana para uma vistoria em casa, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Ricardo Barros, ministro da Saúde, diz porque a eliminação do mosquito é fundamental na prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”


LOC: Para mais informações sobre as três doenças e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.