BANANEIRAS (PB): 60 agentes de combate ao mosquito transmissor ajudam a eliminar focos no município

Salvar imagem

LOC: Cerca de 60 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde estão ajudando no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Bananeiras. A equipe faz o trabalho de eliminação de focos e também ensina a população a se prevenir do mosquito. Como algumas pessoas ainda não sabem a maneira correta de eliminar os criadouros do mosquito, os agentes dão dicas de como os moradores devem agir, como explica o Coordenador da Atenção Básica de Bananeiras, Barbosa Júnior.

TEC/SONORA: Barbosa Júnior, Coordenador da Atenção Básica, de Bananeiras

“Os agentes sempre orientam sobre a questão da limpeza dos depósitos de água. Dizem que antes de se fazer a reutilização desses depósitos, lavá-los com água sanitária e bucha para que os ovos do mosquito sejam retirados. E também a questão de tampar bem esses depósitos para que não tenham aberturas por onde o mosquito consiga pousar e depositar os ovos.”

LOC: Os agentes de combate visitam cerca de cinco mil imóveis em toda a cidade. De acordo com relatório do Ministério da Saúde, feito com informações da própria prefeitura, Bananeiras está em estado de alerta para infestação do mosquito transmissor. Por isso é fundamental que a população colabore e receba bem a equipe. Adriano Soares, de 31 anos, mora na Vila Maia, um dos distritos mais afetados pelo mosquito. O funcionário público já recebeu a visita dos agentes e conta o que aprendeu com eles.

TEC/SONORA: Adriano Soares, morador da Vila Maia

“Nós temos o cuidado de, por exemplo, usar a água do balde e tampar esse balde. A cada sete dias, nós fazemos uma limpeza para tirar, não só a sujeira, mas também porque pode haver os famosos martelos [outra espécie de mosquito]. Porque querendo ou não, não temos a certeza de que esses mosquitos nos oferecem problema.”

LOC: Se você passa o dia fora e nunca está em casa quando os agentes de combate estão passando na sua rua, não tem problema. Entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 3367-1300 e agente uma vistoria. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.  

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.