BAHIA: Riachão do Jacuípe registra mais de 196 casos de chikungunya

Mais de mil e trezentos casos da Febre Chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. Quase todas essas pessoas contraíram a doença no Brasil, pois não viajaram para países onde ela está sendo transmitida. Em Riachão do Jacuípe, na Bahia, foram 196 casos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio -

REPÓRTER: Mais de mil e trezentos casos da Febre Chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. Quase todas essas pessoas contraíram a doença no Brasil, pois não viajaram para países onde ela está sendo transmitida. Em Riachão do Jacuípe, na Bahia, 196 desses casos foram registrados. A coordenadora de vigilância epidemiológica de Riachão de Jacuípe, Jane Paula Carneiro, diz o que está sendo feito no município para impedir o contágio da febre chikungunya.

SONORA: coordenadora de vigilância epidemiológica de Riachão do Jacuípe – Jane Paula Carneiro

"Fizemos capacitações com todos os profissionais de saúde da rede, intensificamos as visitas dos agentes de combates às endemias nos domicílios de todo o município, fizemos bloqueios com bombas costais nas áreas onde tiveram casos, fizemos também o bloqueio que foi o fumacê em todo o município, fizemos a coleta nos domicílios, além das outras divulgações, no rádio, nos carro de som. Esperamos acabar com o mosquito".

REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda o reforço de ações para eliminar focos de criação dos mosquitos transmissores da febre chikungunya em cada região do país, já que um deles é o mesmo que transmite a dengue. O ministro da saúde, Arthur Chioro explica que as medidas de prevenção devem ser responsabilidade de todos.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Nos lugares onde as pessoas forem fazer armazenamento de água é importantíssimo que sejam tomadas as medidas de proteção: a cobertura com tela, tampar o vasilhame que acondiciona a água, e assim por diante. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."

REPÓRTER: A assistente social, Maria Jussara de Jesus Oliveira, de 50 anos, teve a febre chikungunya em abril. Ela conta o quê sentiu antes de descobrir a doença.

SONORA: assistente social - Maria Jussara de Jesus Oliveira

"Todas as articulações doíam, o corpo tremia, com frio, dor de cabeça, o corpo todo vermelho, os pés incharam de uma hora para a outra, sentindo muitas dores. Não conseguia vestir a roupa sozinha, não conseguia levantar nem deitar sozinha, ir ao banheiro teria que usar cadeira de rodas, aquela para de banho para usar o sanitário, porque não conseguia. Fui para a cadeira de roda, fiquei sendo levantada pelos braços das pessoas. Agora voltei a voltar o remédio anti-inflamatório. O meu caso foi um dos mais agravantes".

REPÓRTER: Para evitar a transmissão da chikungunya, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito transmissor da doença. As medidas de prevenção são as mesmas que devem ser adotadas no combate à dengue, ou seja, evitar o acúmulo de água parada em vasilhames no quintal, vasos de planta e demais objetos, como pneus velhos, por exemplo. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.