BAHIA: Feira de Santana registra mais de 750 casos de chikungunya

Mais de mil e trezentos casos da Febre Chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. Quase todas essas pessoas contraíram a doença no Brasil, pois não viajaram para países onde a doença está sendo transmitida. Em Feira de Santana, na Bahia, 759 desses casos foram registrados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio -3min05seg

REPÓRTER: Mais de mil e trezentos casos da Febre Chikungunya foram registrados no Brasil em 2014. Quase todas essas pessoas contraíram a doença no Brasil, pois não viajaram para países onde a doença está sendo transmitida. Em Feira de Santana, na Bahia, 759 desses casos foram registrados. A técnica de vigilância epidemiológica de Feira de Santana, Maricélia Maia de Lima, diz o que está sendo feito no município para impedir o contágio da febre chikungunya.

SONORA: técnica da vigilância epidemiológica de Feira de Santana - Maricélia Maia de Lima

"Com relação às medidas de controle, todos lugar hoje que tem casos de chikungunya, a gente vai para essa área e faz o trabalho de controle do vetor, destruindo criadouros que tem naquela área, inspecionando as casas e faz o tratamento como uso do inseticida e também fazendo o tratamento do mosquito adulto como carro fumacê".

REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda o reforço de ações para eliminar focos de criação dos mosquitos transmissores da febre chikungunya em cada região do país, já que um deles é o mesmo que transmite a dengue. O ministro da saúde, Arthur Chioro explica que as medidas de prevenção devem ser responsabilidade de todos.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Nos lugares onde as pessoas forem fazer armazenamento de água é importantíssimo que sejam tomadas as medidas de proteção: a cobertura com tela, tampar o vasilhame que acondiciona a água, e assim por diante. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."

REPÓRTER: A agente comunitária de saúde de Feira de Santana, Maria José Cordeiro da Silva, contraiu a febre chikungunya em novembro deste ano, enquanto fazia os atendimentos domiciliares. Ela conta quais sintomas sentiu antes de descobrir a doença.

SONORA: agente comunitária de saúde de Feira de Santana, Maria José Cordeiro da Silva,

"Eu comecei com a febre muito grande, com calafrio. Muita tontura, os olhos vermelhos, sem conseguir olhar no sol e muita mancha vermelha no corpo inteiro. Com uma fraqueza terrível. Com muita dor no corpo. A dor era tão intensa, que não tinha remédio que passasse. Eu ficava com os pés inchados, as articulações inchadas. Não conseguia levantar da cama, não conseguia fazer nada. Eu fui medicada com a infectologista e estou sendo medicada para diminuir as dores, o meu ficou crônico".

REPÓRTER: Para evitar a transmissão da chikungunya, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito transmissor da doença. As medidas de prevenção são as mesmas que devem ser adotadas no combate à dengue, ou seja, evitar o acúmulo de água parada em vasilhames no quintal, vasos de planta e demais objetos, como pneus velhos, por exemplo. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.