BAHIA: Estado vai além da vacinação para combater febre amarela

A secretaria informa que outras medidas também estão sendo tomadas para impedir que a doença se espalhe. O carro fumacê é uma delas. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Segundo a secretaria estadual de Saúde, a Bahia já vacinou 60 por cento das pessoas que precisam ser vacinadas contra a febre amarela. A secretaria informa que outras medidas também estão sendo tomadas para impedir que a doença se espalhe. O carro fumacê é uma delas. O aumento do número de turistas em fevereiro no estado fez com que o fumacê passasse a ser mais usado no extremo-sul do estado, principalmente no litoral. A situação na Bahia é tranquila em relação à febre amarela, mas Maria Aparecida Araújo, diretora de vigilância epidemiológica, diz que o estado permanece em alerta.
 
TEC./SONORA: Maria Aparecida Araújo, diretora de vigilância epidemiológica.
 “Nós emitimos uma nota técnica para todos os serviços de saúde, públicos e privados. Para que as pessoas entendessem que o Brasil está em uma situação de alerta. E que, embora o estado da Bahia não tenha nenhum caso confirmado de febre amarela, nós devemos manter o alerta para qualquer caso suspeito para que ele seja imediatamente diagnosticado. Ou seja, suspeitou que é um caso de febre amarela, pede os exames laboratoriais e acompanhe esse paciente. E o exame é quem está confirmando ou descartando os casos.”
 
LOC.: O Ministério da Saúde informa que os sintomas iniciais incluem febre alta que começa de repente, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, que é a coloração amarelada da pele e do branco dos olhos e hemorragia. O gerente da unidade técnica de vigilância de doenças de transmissão vetorial do Ministério da saúde, Renato Vieira, explica a importância da vacina para evitar a doença.
 
TEC./SONORA: Renato Vieira, gerente da unidade técnica de vigilância de doenças de transmissão vetorial.
“A vacina é a principal ferramenta que nós temos de prevenção da doença. É uma vacina bastante antiga, já conhecida há muito tempo e que é extremamente eficiente. Ela pode evitar que as pessoas contraiam a doença que é grave. Então, a vacina é que a gente tem de melhor para evitar que as pessoas fiquem doentes de febre amarela.”
 

LOC: Segundo o Ministério da Saúde , quem tomou vacina duas vezes, ao longo de dez anos, está livre da febre amarela e não precisa mais se vacinar. Outras informações, acesse: www.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.