BAHIA: Estado lidera em número de casos de Tuberculose no Nordeste

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Bahia é o terceiro estado do país e o primeiro da região Nordeste em número de casos de Tuberculose. Somente entre 2013 e 2015 mais de 14 mil pessoas tiveram a doença no estado e 1.100 morreram, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Salvador aparece como a terceira capital em número de casos da doença, com uma média de duas mil novas notificações por ano. Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, aponta que o contágio da doença depende do ambiente em que o bacilo é exposto.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“O bacilo pode ficar no ar muitas horas e tudo depende das condições do ambiente. O bacilo morre rapidamente com a radiação solar, por isso que ambientes bem arejados, que façam esse ar circular e mandar esse bacilo para longe, ou ambientes em que haja radiação solar a gente sabe que são menos propícios a radiação do bacilo. Se o ambiente é escuro, mas ventilado, há pouca incidência solar, nesse ambiente o bacilo pode ficar mais tempo viável.”

LOC: Para ter o diagnóstico, Arakaki orienta as pessoas a ficarem atentas a alguns sintomas e a procurarem uma unidade de saúde o quanto antes para realizar um teste específico.

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde.

“Toda vez que o indivíduo tem tosse por mais de duas ou três semanas e procura uma unidade de saúde, a enfermeira ou o médico devem suspeitar de tuberculose e vão orientar essa pessoa a coletar um teste de escarro ou catarro. Esse escarro será examinado e no catarro a gente pode visualizar o bacilo da tuberculose ou pode testar o escarro com testes específicos para ver se o bacilo está nessa situação.”

LOC: Embora seja uma doença com diagnóstico e tratamentos realizados de forma gratuita pelo SUS, anualmente cerca de 69 mil novos casos e 4.500 óbitos têm como causa básica a tuberculose. A principal dificuldade para combater a doença é garantir que o paciente termine o tratamento, que dura no mínimo seis meses. Para mais informações, acesse saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.