BAHIA: Estado conta com apoio internacional para combater a epidemia de Zika.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Bahia está em alerta com a epidemia de Zika e, a partir de agora, os governos do Reino Unido, Japão e Canadá vão ajudar o Estado a combater as doenças. A campanha foi lançada pela ONU e tem como objetivo distribuir material com informações sobre as formas de prevenção, mostrando os insumos e tratamentos aos quais a população tem direito. De acordo com o boletim epidemiológico nº 17, em 2016, 322 municípios notificaram casos suspeitos, sendo que o maior número de casos ocorreu na faixa etária de 30 a 49 anos. Do total de casos, 63,8% são do sexo feminino. O presidente da BahiaFarma, Ronaldo Dias, fala sobre a importância da população fazer a sua parte para se prevenir do Zika.

 

TEC/SONORA: Ronaldo Dias, presidente da BanhiaFarma

“Vale a pena salientar para a população que o Ministério tem feito a parte dele, informando e disponibilizando o máximo de ferramentas possíveis, como por exemplo testes rápidos para diagnósticos... mas a população tem que fazer a sua parte, continuar combatendo o vetor, continuar combatendo o mosquito, para que a gente possa encarar o verão sem tantos problemas como já houve no passado”.

 

LOC:De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de agora, bebês cujas mães foram infectadas pelo Zika durante a gravidez, ainda que não apresentem sintomas no nascimento, serão acompanhados até os 3 anos de idade. Além da medida da cabeça, principal critério para notificação de microcefalia, outras malformações decorrentes da infecção serão investigadas.

Outra mudança refere-se à quantidade de ultrassonografias. Agora a recomendação é que sejam feitas duas durante o pré-natal, numa tentativa de identificar alterações neurológicas durante a gestação. Ou seja, uma deverá ser feita no primeiro trimestre e a outra no sétimo mês de gravidez. Até o início de novembro foram notificados mais de 56 mil casos suspeitos de Zika na Bahia.

Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.