BAHIA: Apenas 61% dos casos novos de Tuberculose no estado são curados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Bahia registrou, no ano passado, uma taxa de abandono no tratamento da Tuberculose de 6%, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado. O número é maior do que o recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de até 5%. Na capital Salvador, a taxa de abandono em 2015 chegou a 9%, quase o dobro do limite aceitável. No ano passado, foram notificados no município 1.459 novos casos da doença. A coordenadora de agravos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Maria Aparecida Rodrigues, aponta que a centralização no atendimento básico em alguns municípios ainda é um fator que merece atenção.

TEC/SONORA: Maria Aparecida Rodrigues, coordenadora de agravos do Programa Estadual de Controle da Tuberculose.

“Nós temos a descentralização para os 417 municípios do Estado da Bahia, então a lógica do atendimento é na atenção básica. Nós temos uma cobertura de atenção básica em torno de 80% no estado e isso é bem favorável. Porém temos municípios que ainda esse tratamento está de forma concentrada, então isso é uma dificuldade.”

LOC: A pneumologista Rosana Franco atende pacientes no Hospital Octávio Mangabeira, unidade de saúde que é referência no tratamento da Tuberculose na Bahia. Ela reforça que a dificuldade no diagnóstico e o abandono do tratamento ainda são os principais motivos para que os pacientes não sejam curados.

TEC/SONORA: Rosana Franco, pneumologista.

“Na Bahia, nós temos o terceiro estado com a maior carga de doença do país. Então, anualmente, aqui a gente tem cerca de 4.500 casos novos da doença e, desses casos, apenas 61% são curados. O que acontece é que alguns não são diagnosticados e outros abandonam o tratamento.”

LOC: Embora seja uma doença com diagnóstico e tratamento realizados de forma gratuita pelo SUS, a Tuberculose ainda atinge muitas pessoas no Brasil. A principal dificuldade para combatê-la é garantir que o paciente termine o tratamento, que dura pelo menos seis meses. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.