BAHIA: 164 municípios da Bahia estão em situação de alerta ou risco de surto de Dengue, Zika e Chikungunya

Na Bahia, além de Salvador, cidades como Itabuna, Jequié e Feira de Santana têm grande infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A presença do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya na Bahia, deixou 164 municípios em situação de alerta ou risco de surto dessas doenças. Ao todo, sessenta e duas cidades se encontram em risco, e 103, em alerta, segundo o LIRAa - Levantamento Rápido de Índices pelo Mosquito, de 2016, elaborado pelo Ministério da Saúde juntamente com municípios de todo o Brasil. Diante dessa realidade, é fundamental que poder publico e população unam forças e trabalhem de maneira adequada no combate ao mosquito para tirar a Bahia dessa situação. O Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, ressalta que essa parceria é indispensável.

TEC/SONORA: Secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas

“É fundamental para o êxito do controle do mosquito transmissor dessas doenças, ampliar e diversificar a participação de toda a sociedade. E também do Governo, especialmente por meio de ações conjuntas dos órgãos de Saúde, Educação, Meio-Ambiente, Desenvolvimento Social, Turismo, mas juntos e unidos com a população.”

LOC: O Ministério da Saúde determinou que toda sexta-feira seja dedicada ao combate ao mosquito. E não precisa de muito tempo, 15 minutos são suficientes para você e sua família eliminarem todos os criadouros que se encontram dentro de casa. Agindo assim, histórias como a de Maria Clara não vão se repetir na Bahia. Ela é publicitária e mora no bairro Pituba, no Sul de Salvador. Maria Clara teve primeiro Dengue e depois Zika. Escuta o que ela passou quando pegou essa última doença.

TEC/SONORA: Maria Clara, publicitária

“Muita dor no corpo, muita, muita. Meus pés inchavam e final de tarde para mim era terrível, porque parecia que tudo manifestava ao mesmo tempo. A perna inchava que não cabia no sapato, começava a me coçar muito e vinha muita dor de cabeça, bem forte. Os olhos latejavam, até os óculos incomodavam. E era muita dor de cabeça à noite.”

LOC: Na Bahia, além de Salvador, cidades como Itabuna, Jequié e Feira de Santana têm grande infestação do mosquito. Para saber mais e aprender sobre Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.