BACABAL (MA): Meninas de 11 a 13 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV

O município de Bacabal, está com apenas sete por cento das vacinas contra o HPV aplicadas. A meta do Ministério da Saúde para as cidades é que pelo menos 75 por cento das meninas entre 09 e 13 anos sejam vacinadas.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Bacabal está com apenas sete por cento das vacinas contra o HPV aplicadas. A meta do Ministério da Saúde para as cidades é que pelo menos 75 por cento das meninas entre 11 e 13 anos sejam vacinadas. O vírus pode causar o câncer do colo do útero, terceira maior causa de morte entre mulheres com a doença no Brasil. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, A vacina é segura e não prejudica o bem estar físico das jovens. Ele orienta os pais a darem continuidade ao tratamento.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
“As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no sistema único de saúde na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, 14 mulheres vão morrer por dia de câncer de colo de útero. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose, podem fazê-lo a qualquer momento, mas quanto mais rápido fizer, a gente tem mais garantido que a proteção quanto a vacina é completa.”
 
REPORTER: A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, é aplicada em meninas de nove a 13 anos. Outra medida importante na prevenção contra o câncer do colo do útero é a realização do exame Papanicolau, pelas mulheres em idade adulta. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde,  Jarbas Barbosa, explica porque as adolescentes devem ser vacinadas.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas
Barbosa  
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente no Maranhão, 880 mulheres devem descobrir o câncer de útero, em 2015. Pais e responsáveis por meninas com idade entre nove e 13 anos devem procurar o posto de saúde localizado na Avenida 1, no centro da cidade. As doses são aplicadas em três etapas: a segunda deve ser aplicada seis meses após a primeira e a última, cinco anos após a primeira dose.

Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.