BA: Municípios do Extremo Sul do estado sofrem com Chikungunya, Dengue e Zika

Em toda Bahia, só este ano, foram notificados 714 casos suspeitos de uma das três doenças que o mosquito transmite

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, os municípios do extremo sul do estado apresentam um elevado número de casos suspeitos de Chikungunya, Dengue e Zika. Só em janeiro, por exemplo, Eunápolis teve sessenta e oito casos prováveis de Chikungunya. Já Nova Viçosa, outra cidade da região, é responsável por cinquenta e um casos notificados de Dengue. A situação é preocupante. Por isso, o secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, ressalta a importância de a população colaborar no combate ao mosquito.

TEC/SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário Estadual de Saúde da Bahia
“O mosquito é o inimigo número um da Saúde Pública do país, e só a população unida será capas de derrotar o mosquito. E para derrotar o mosquito, a forma mais eficaz é evitar que ele nasça. Portanto, temos que combater os locais onde esses mosquitos estão sendo criados, que são as poças de água, nas casas e nos terrenos baldios.”

LOC: Em toda Bahia, só este ano, foram notificados 714 casos suspeitos de uma das três doenças que o mosquito transmite. Os moradores tem uma tarefa que não é difícil e que se for cumprida todas as semanas torna o combate ao mosquito mais eficiente. Se você ainda não sabe o que fazer, ouça as dicas que o secretário Municipal de Saúde de Guaratinga, Rodrigo Moreira, tem para você.

TEC/SONORA: Rodrigo Moreira, secretário Municipal de Saúde de Guaratinga

“Que a própria comunidade zele pelo seu território, zele pela sua casa. Que não deixe pneus acumulando água, que não deixe plantinha sem areia em baixo do vaso. Que perfure todas as latas de lixo e que não deixe copo descartável no quintal, com água acumulada. São ações educativas que a partir do momento que você passa no seu domicílio, ajuda toda a comunidade. Se cada um fizer a sua parte, contribui muito para isso.”

LOC: Em 2016, o estado registrou mais de cinquenta e sete mil casos prováveis de Zika, cerca de sessenta e cinco mil casos suspeitos de Dengue e aproximadamente cinquenta e três mil de Chikungunya. Para mais informações sobre o assunto, acesse o site: saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.