ATIVIDADE FÍSICA: Saiba como pode ser fácil sair do sedentarismo com práticas simples do dia a dia

Movimentar o corpo por 30 minutos todos os dias ajuda a ter saúde melhor.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Caminhar a pé até ao trabalho, subir pequenos lances de escada ao invés de utilizar o elevador, brincar com os filhos, dançar, andar de bicicleta, passear com o cachorro são atividades comuns do dia a dia que já valem como uma atividade física. Para o professor de educação física vinculado ao programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde, Gledson da Silva, basta movimentar o corpo por 30 minutos todos os dias para ter uma saúde melhor. Segundo o professor, o importante é manter a regularidade e escolher uma atividade prazerosa.

SONORA: professor de Educação Física vinculado ao programa Academia da Saúde– Gledson da Silva

“Primeiro de tudo que seja uma atividade prazerosa. Se pra mim é mais fácil a caminhada e eu faço isso com prazer, não é uma coisa, aí você coloca progressão a essa atividade, para que você não fique no mesmo patamar senão o seu corpo cria uma adaptação àquela condição e o seu corpo não progride. Você pode descer uma parada antes, andar mais até a sua casa e evitar o elevador nos andares e usar lances de escada. Isso vai produzir uma pessoa mais ativa, porém ela deve efetivamente dedicar parte do seu tempo, pelo menos 30 minutos, 40 minutos, dedicados à atividade física regular .” 

REPÓRTER: Desde 2011, o Ministério da Saúde oferece para a população o Programa Academia da Saúde, com atividades regulares de promoção da saúde, conforme conta o professor de educação física vinculado ao programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde, Gledson da Silva.

SONORA: professor de Educação Física e Instrutor na Academia da Saúde em Recife – Gledson da Silva

“A Academia da Saúde traz a popularização desse tipo de atividade. Ginástica aeróbica, ginástica localizada, a dança, o treinamento funcional, a corrida, a caminhada. Você vai ter uma avaliação física gratuita, você vai ter um profissional de educação física lhe orientando gratuitamente, você vai ter equipamentos para trabalhar. Um espaço para trabalhar com horário destinado para aquilo. Então, você traz exercício físico regular orientado para toda a população. Se a pessoa admite de antemão que não tem nenhum problema de saúde crônico, ela pode vir a fazer a atividade.”

REPÓRTER: A dona de casa, Elza Roque, mora em Curitiba . Ela já sentiu a diferença depois que começou a frequentar uma Academia da Saúde.

SONORA: dona de casa – Elza Roque

“Aqui onde eu moro fizeram uma academia e desde quando fizeram a academia eu comecei a participar. Aí eu sempre faço caminhada, tem um professor para fazer alongamento e tem a ginástica duas vezes na semana. Depois que eu comecei a pressão está até melhorando. Dá três volta no lado que tem aqui e eu fico bem o resto do dia.” 

REPÓRTER: O Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde conta hoje com mais de quatro mil polos habilitados  em mais de dois mil municípios. Para saber como implantar o programa no seu município, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço éwww.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.