ASSIS CHATEAUBRIAND (PR): Cidade oferece segunda dose da vacina em oito postos de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos de Assis Chateaubriand podem tomar a segunda dose da vacina contra o HPV em oito postos de saúde do município. As duas unidades de vacinação da zona urbana são o Maria Efigênia, que fica no centro da cidade, ao lado da prefeitura, e o Centro Integrado da Assistência a Saúde Pública, no bairro Jardim Progresso. As meninas que procurarem a imunização no posto do centro serão atendidas pela técnica de enfermagem Regiane e pela enfermeira Luciane. Além de aplicar a vacinação, as profissionais de saúde também orientam as pessoas sobre os benefícios da dose e a importância da prevenção. A auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida Stein, foi uma das mães que foram até o local levar a filha para tomar a dose.
 
SONORA: Mãe, Maria Aparecida Stein
“Eu procurei o posto de saúde aqui da minha cidade, tive um informação boa com a enfermeira, ela explicou certinho, aí vacinei ela. E graças a Deus não aconteceu nada, ela não deu reação nenhuma e eu acho que faz bem sim”.
 
REPÓRTER: Somente 46 por cento das meninas da cidade receberam a segunda dose da vacina. O ministério da Saúde ressalta que a vacina não causa efeitos colaterais graves e a jovem pode ter apenas dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A coordenadora de imunização, Julia Kita, destaca que as jovens não devem procurar informações sobre a vacina com os profissionais de saúde da cidade.
 
SONORA: Coordenadora de imunização, Julia Kita
 
“Que faça o retorno com a enfermeira mostrando aquele documento do ministério da Saúde que aquelas reações não existem, que não contra-indica a segunda dose. Pode ser feita sim e que algumas reações adversas que ocorreram no Brasil não foi reação grave, que contra indicasse a segunda dose”.

REPÓRTER: O município de Assis Chateaubriand conta com seis postos de vacinação na zona rural. Eles estão espalhados pelos distritos de Bragantina, Engenheiro Azauri, Encantado do Oeste, Terra Nova e Silveirópolis. Todas as 14 unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às cinco da tarde. Para receber a dose as jovens entre 11 e 13 anos precisam levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.