ASSIS CHATEAUBRIAND (PR): Agentes de saúde informam população sobre importância da vacina contra HPV

Todas as meninas entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Assis Chateaubriand

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A conscientização sobre a importância da vacina contra o HPV tem ajudado a fazer com que as jovens de 11 a 13 anos, de Assis Chateaubriand procurem os postos de saúde para tomar a segunda dose da imunização. As agentes de saúde da cidade oferecem as informações e esclarecem dúvidas sobre o benefício da vacinação para toda a população. De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, os principais questionamentos das pessoas são sobre os possíveis efeitos colaterais causados pela vacina. A auxiliar de serviços gerais, Maria Aparecida Stein, era uma das mães que estava com medo de levar a filha para receber a vacina. Mas, depois de conversar com os profissionais de saúde do município, sobre a importância da imunização, como prevenção contra o HPV, ela teve certeza que a vacinação era o melhor para a filha.  

SONORA: Mãe, Maria Aparecida Stein
“Nos primeiros dias eu fiquei meio em dúvida, não estava muito a fim de vacinar, por causa que eu vi umas matérias que saiu na imprensa, que estava fazendo mal para essas meninas a vacina. Aí, eu fiquei preocupada. Só que aí, eu procurei o posto de saúde aqui da minha cidade, tive um informação boa com a enfermeira, ela explicou certinho, aí vacinei ela. E graças à Deus não aconteceu nada, ela não deu reação nenhuma e eu acho que faz bem sim”.
 
REPÓRTER: A filha de Maria Aparecida Stein, Letícia Daniela Stein, afirma que, também estava com medo antes de ir ao posto por causa dos boatos sobre a vacina. Porém, soube da importância da prevenção contra o HPV e o câncer do colo do útero e o medo passou. 

SONORA:
 Estudante, Letícia Daniela Stein
“No começo eu fiquei com medo quando apareceu essas notícias aí, mas depois foi tudo normal, bom. Não aconteceu nada, a vacina vai proteger”. 

REPÓRTER: A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção contra o vírus do HPV, que é o principal causador do câncer do colo do útero. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o estado do Paraná deve registrar mil novos casos do câncer do colo do útero neste ano. A enfermeira, Wanylla Paula dos Santos, destaca que, as pessoas não devem acreditar em boatos e precisam vacinar as jovens para que elas estejam livres do vírus e do câncer.
 
SONORA: Enfermeira, Wanylla Paula dos Santos
 
“Alguma coisa assim mais enfática para a população leiga, alguma coisa assim para não ficar acreditando nas baboseiras que a gente escuta. Tem que ser técnico, cientifico que o ministério da Saúde está colocando no calendário é porque foi feito estudo é garantido”.

REPÓRTER: O município de Assis Chateaubriand oferece a vacina contra o HPV para as meninas entre 11 e 13 anos, em dois postos de saúde, na área central da cidade e, em outros seis na zona rural. Os locais funcionam de segunda a sexta, das oito da manhã, até às cinco horas da tarde.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.