ASSIS BRASIL (AC): Mais de 500 casos de dengue e chikungunya são notificados na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Assis Brasil é a terceira cidade do Acre com o maior número de infestação pelo Aedes aegypti. O município já registrou mais de 520 casos de dengue e três de chikungunya. Até o começo de abril, nenhum alerta de vírus Zika foi feito, de acordo com a Secretaria de Saúde do Acre.  Diante o alto índice das doenças transmitidas pelo mosquito, os agentes de saúde não deixaram de fazer as vistorias nos imóveis da cidade e já atingiram a meta, que era de aproximadamente mil e 200. Receber os agentes em casa é uma medida importante para combater o Aedes e se prevenir das doenças transmitidas pelo mosquito. O secretário de Saúde do Acre, Gemil Junior, reforça a importância desse trabalho.

 

SONORA: Gemil Júnior – secretário de Saúde do Acre

 “É muito importante que essas pessoas tenham uma consciência, que a população atenda da melhor maneira possível, com carinho, os agentes que estão diariamente nos bairros, pra levar uma oportunidade de salvar as pessoas, alí eles vão fazer uma orientação para os moradores.”

 

REPÓRTER: É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais, a recomendação é a de que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

 “Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro.”

 

REPÓRTER: Cerca de 400 agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis do Acre para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo. Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Ana Freire

Receba nossos conteúdos em primeira mão.