ARCOS(MG): Mobilização da cidade é a principal forma de prevenção contra o mosquito.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os números de notificação dos casos de Dengue em Arcos caíram de mais de mil setecentos em 2015 para menos de 40 este ano. O especialista em referência técnica de endemias da Secretaria de Saúde, Geraldo Moura, acredita que a população está mais consciente da necessidade de se combater o mosquito que, além da Dengue, transmite também Chikungunya e Zika.
 
TEC/SONORA: Geraldo Moura, Especialista em referência técnica em endemias da Secretaria de Saúde.
“Realmente a população está um pouco mais consciente da gravidade que é essas doenças e o próprio mosquito. Mas a participação da comunidade ainda não é na totalidade, como deve ser uma participação efetiva. Mas foi uma participação valiosa que também contribuiu”.
 
LOC: Arcos possui cerca de 21 mil imóveis, visitados a cada dois meses pelos agentes de saúde. Roberto Leandro é um agente de saúde, e conta que além de deixa-los eles entrarem em casa, é muito importante que o morador acompanhe a visita para aprender mais sobre como combater o mosquito. 
 
 
TEC/SONORA: Roberto Leandro, agente de endemias
“A gente pede para o morador estar acompanhando, quando encontramos foco mostramos para o morador, ensina o morador a eliminar o foco, a lavar o pratinho do animal, explicando que tem que lavar com uma escova, com sabão, pelo menos três vezes na semana. A gente explica também sobre a gaveta da geladeira, que ele não sabe que lá também pode dar foco. Ensinamos a enxugar para estar olhando. Porque isso é uma vistoria que o morador deve estar fazendo pelo menos uma vez na semana, tirar uns dez minutos para estar fiscalizando a residência”.
 
LOC: Além das visitas dos agentes de saúde, Arcos tem programas de conscientização nas escolas e monitoramento e controle de pneus usados, que são um dos objetos que mais acumulam água, servindo assim de criadouro para o mosquito. Combater o mosquito é uma obrigação de todos! A melhor forma de evitar as doenças é fazendo a prevenção. Para saber mais sobre o mosquito acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.