Data de publicação: 16 de Dezembro de 2016, 02:25h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: Arcos está há quatro anos em estado de alerta para infestação do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. A informação é do último levantamento do Ministério da Saúde, feito com informações da própria prefeitura. O índice considerado satisfatório é de até um por cento, mas o percentual da cidade está em três e meio. O especialista em Referência Técnica de Endemias, Geraldo Moura, diz que na situação em que Arcos se encontra, os moradores precisam ajudar o poder público a combater o mosquito.
TEC/SONORA: Geraldo Moura, Especialista em referência técnica em endemias da Secretaria de Saúde
“Acho que o principal ponto para o controle vetorial é a participação da sociedade. Tendo em vista que o poder público pode estar com vários programas técnicos, mas se não tiver a colaboração tanto da forma coletiva, com a sociedade se organizando em ações de controle, tanto para ações individuais, dentro do seu próprio imóvel, ou seja, a família está realmente cuidando do seu imóvel.”
LOC: A equipe de endemias conta com 28 agentes para visitar residências e outros imóveis. Mas, às vezes, os agentes encontram problemas que impedem a vistoria. Agente de saúde há oito anos, Marlene Jacinta também pede a colaboração de todos.
TEC/SONORA: Marlene Jacinta, agente de endemias
“O que eu falo para a população é deixar os agentes entrarem nas casas. Porque o que fazemos não é simplesmente entrar e observar o que tem na casa. O nosso trabalho é procurar um foco, procurar um criadouro, conversar com o morador, e ele também pode colocar suas dificuldades para a gente. É isso que a gente pede, porque só assim podemos ajudar.”
LOC: Receber os agentes na sua casa e mantê-la limpa, sem objetos e locais que possam acumular água é a melhor forma de combater o mosquito. Para saber mais sobre as doenças transmitidas, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev