ARARUAMA (RJ): Plano de combate ao Aedes começa nesta quarta-feira (13) no distrito de São Vicente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Começa nesta quarta-feira, dia 13, o plano da prefeitura municipal para mobilizar os moradores de Araruama no enfrentamento ao Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chicungunya e do vírus Zika.

 

A primeira ação será no distrito de São Vicente de Paulo, onde 100 agentes de saúde farão visitas domiciliares para recolher pneus, vasilhames, garrafas de água e outros materiais. Os profissionais também vão realizar o controle químico de bloqueio de vetores e orientar a comunidade sobre os sintomas, os riscos e a transmissão das doenças causadas pelo Aedes. 

 

A melhor forma de combater o mosquito é não deixá-lo nascer. Como a fêmea deposita seus ovos em lugares onde há água parada, algumas medidas devem fazer parte da rotina para evitar a proliferação do inseto. Fazer uma faxina semanal para eliminar possíveis criadouros, tampar caixas d’água, limpar calhas e não deixar acumular água em pneus, vasos e materiais semelhantes.

 

Para ajudar no trabalho preventivo, a população também pode colaborar, informando sobre os lugares onde há suspeita de focos do mosquito. As denúncias devem ser encaminhadas para a Vigilância Ambiental, pelo e-mail vigilanciaambietalararuama@gmail.com, ou para a Ouvidoria da Saúde, pelo telefone 2666-7530, ou ainda, para a Ouvidoria Geral, pelo número 2665-2121, no ramal 248.

 

O plano municipal prevê atividades semanais e vai atingir todos os distritos de Araruama. As visitas serão intensificadas nos bairros mais populosos.

 

Para saber mais sobre dengue, chicungunya e Zika, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.