ARAPIRACA (AL): Reservatórios de água mal vedados preocupam para epidemia de doenças

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Arapiraca registrou em 2016 mais de 170 casos suspeitos de Zika, mais de 170 de Chikungunya e mais de cinco mil casos suspeitos de Dengue. A cidade começou o ano com risco de epidemia, justamente porque o mosquito que transmite as três doenças continua no município. De acordo com a secretária municipal de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, a preocupação é agravada por alguns problemas estruturais de Arapiraca.

TEC/SONORA: Aurélia Fernandes, secretária municipal de Saúde

“Eu acho que aqui, em Arapiraca, ainda é a questão da água. Falta água, e o pessoal precisa guardar água em recipientes. Pela falta de água, nem todos os locais recebem água encanada todos os dias. Então, ainda existem grandes reservatórios de água na casas das pessoas."

LOC: Para evitar que os reservatórios se tornem criadouros, as pessoas devem verificar se eles estão bem fechados. Tampas, telas e vedações são fundamentais para que o mosquito não se multiplique e coloque a vida dos moradores em risco. Paulo Protásio é supervisor do controle de vetores de Alagoas. Ele comenta quais os impactos de uma epidemia dessas três doenças podem causar aos moradores, e o porque é necessário evitá-las.

TEC/SONORA: Paulo Protásio, supervisor do controle de vetores de Alagoas

“Nós queremos evitar as epidemias porque você tem as sequelas. As questões hemorrágicas para a Dengue. Com o Zika vírus, a possibilidade da gestante ter a microcefalia, e a incapacitação das pessoas, por febre Chikungunya.”

LOC: Para mais informações sobre Zika, Chikungunya e Dengue e sobre os cuidados necessários acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.