ARAGUAÍNA (TO): Loteamento irregular proporciona alto índice de doenças relacionadas ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: A Chikungunya aumentou no Tocantins e Araguaína é o município do estado que tem este ano um número maior da doença. Foram registrados na cidade um total de 138 casos suspeitos, com 74 confirmações. O que preocupa as autoridades de saúde do estado é que em 2016 ocorreram apenas dois casos confirmados.. Em relação a Dengue, Araguaína é o segundo município do Tocantins com o maior número de casos, e o terceiro com Zika..

Segundo a Secretaria de Saúde, Araguaína tem um histórico elevado na quantidade de casos dessas doenças. O Levantamento do Índice de Infestação do mosquito realizado em 2014, por exemplo, revelou que o índice era alto e a situação era de risco na cidade. Em 2015, os números melhoraram bastante e o cenário ficou satisfatório. Porém, ano passado, voltou para o quadro de alerta. A coordenadora do Programa Municipal de Controle das Doenças Relacionadas ao Mosquito, Mariana Parente, explica o motivo deste alto índice na região.

 TEC/SONORA: Mariana Pereira Parente, coordenadora do programa municipal de controle da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela em Araguaína.

 “Eu acredito que não só no município de Araguaína, como também em muitos locais do Brasil, o que está acontecendo muito é a criação de loteamentos, onde você está urbanizando locais que não eram urbanos. A cidade está crescendo muito e com isso, as doenças acabam aumentando mesmo. Não só a Dengue, Chikungunya, Zika, como também Calazar.”

LOC: Com o crescimento urbano desordenado, muitas dessas regiões não possuem estrutura para suportar tantos moradores, o que acaba por proporcionar uma condição favorável para o mosquito se proliferar e transmitir as doenças. O assessor para controle vetorial da Secretaria Estadual da Saúde do estado do Tocantins, Marcos Timóteo Torres, fala da relação entre falta de saneamento e a proliferação do mosquito transmissor de doenças.

 TEC/SONORA: Marcos Timóteo Torres, assessor para o controle vetorial da Secretaria Estadual da Saúde do estado do Tocantins.

 “Existe uma grande relação com o saneamento básico, que é o fornecimento de água tratada e também a coleta de esgoto. Então onde não existe esses pré-requisitos, também a coleta do lixo de forma bem estabelecida, de forma a atender toda a população, existe uma chance maior também da proliferação do mosquito.”

 LOC: Araguaína conta 150 agentes empenhados no combate ao mosquito em toda a cidade. O programa de combate às endemias do município está realizando mutirões com 30 agentes nos bairros com maior infestação de mosquito, como Nova Araguaína, São João, Centro e também o Araguaína Sul. Mas, como os agentes não estão sempre em todas as casas, é necessário que a população também se mobilize para remover os criadouros. Marcos Timóteo explica alguns cuidados que se deve ter para não deixar a água parada.

 TEC/SONORA: Marcos Timóteo Torres, assessor para o controle vetorial da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Tocantins.

 Às vezes você tapando esses objetos, colocando em um local protegido da chuva, você já diminui a chance de proliferação do mosquito. Então, sempre descartar aquilo que não tem mais utilidade que tá no seu quintal. A manutenção também dos jardins é importante. Verificação das calhas e das caixa d’água para ver se não estão acumulando água de forma indevida.”

LOC: Para deixar Araguaína livre dos mosquitos é preciso que todos estejam unidos nessa guerra. Faça uma vistoria em sua casa e mobilize a vizinhança também. Assim, podemos manter os mosquitos longe da gente. Para mais informações sobre as doenças e forma de prevenção acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.