APARECIDA DE GOIÂNIA (GO): 13 casos de microcefalia estão sendo investigados, na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Aparecida de Goiânia continua firme no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika. As ações contra o mosquito estão sendo intensificadas no dia-a-dia dos moradores da cidade goiana, já que 13 casos suspeitos de microcefalia são investigados no município. Os dados são do último boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás. A microcefalia é uma das doenças que pode ser causada pelo vírus Zika e faz com que o bebê nasça com o tamanho da cabeça menor do que o normal. O neurocirurgião Cid Carvalhaes explica como funciona essa malformação.

                             

SONORA: Cid Carvalhaes, Neurocirurgião

“O crânio desenvolve pouco e, por consequência, o cérebro também desenvolve pouco. E a criança nasce com a cabeça pequena. Isso faz com que ‘aperte’ o cérebro e o cérebro tenha dificuldade de crescer.

                        

REPÓRTER: Mas não só as mamães têm que ficar atentas. Todos moradores de Aparecida de Goiânia também precisam se prevenir das outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. São mais de cinco mil casos de dengue, além de 11 casos de febre chikungunya sendo investigados, na cidade. Por isso, para exterminar os focos do vetor, cerca de 150 agentes de saúde e endemia vistoriam os lares da população de Aparecida de Goiânia, diariamente. Buriti Sereno, Alto Paraíso e Independência são lugares que têm muita infestação do mosquito.  O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, explica que é possível interromper o ciclo de vida do vetor se, uma vez por semana, os moradores eliminarem os criadouros de dentro de casa. Ele sugere que as famílias façam um sábado de faxina, ou que escolham algum outro dia para fazer a limpeza.  

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“A nossa sugestão seria o sábado da faxina. A gente escolhendo um dia da semana, de sete em sete dias, você interrompe esse ciclo, você quebra o ciclo. Então o que o Ministério da Saúde está recomendando, é que você escolha um dia da semana, o dia que melhor lhe convier e dedique do seu tempo, 15 minutos.”

 

 

REPÓRTER: O jeito mais eficaz de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixar com que ele nasça. Por isso, a participação de toda a população é fundamental. Saiba mais na internet, no site combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.