ANÁPOLIS (GO): Agentes de endemias vão visitar mais de 185 mil imóveis na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Anápolis está em guerra contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. São 134 agentes de endemias que, com o apoio do Corpo de Bombeiros e de militares da Base Aérea, vão visitar os mais de 185 mil imóveis da cidade, para orientar e ajudar a população a exterminar os focos do Aedes. Fábio Cândido é dono de uma floricultura na Jaiara, uma das localidades mais infestadas pelo mosquito. O comerciante sabe que precisa ter cuidado para não deixar água parada nos vasos de flores e conta que os agentes de combate ao Aedes ajudaram a vistoriar a loja.  

SONORA: Fábio Cândido, comerciante

“Eles vieram aqui, visitaram, olharam. Viram que estava tudo em ordem, falaram sobre os motivos de não deixar água parada. Vamos ter um pouquinho de conscientização, vamos ajudar, vamos não deixar água parada, né, vamos colaborar”

REPÓRTER: Até agora, 25 mil imóveis foram visitados pelos agentes de endemias, em Anápolis. Além da Jaiara,  o Centro também é uma das localidades que apresenta grande infestação do Aedes. Anápolis já notificou 3 mil e 500 casos de dengue, apenas este ano, o que representa um aumento de 300 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram repassados pelo Secretário Municipal de Saúde de Anápolis, Luiz Teixeira. Ele lembra que a população deve facilitar o trabalho dos agentes de saúde nas vistorias.

 SONORA: Luiz Teixeira, Secretário Municipal de Saúde de Anápolis

“Que a população entenda a importância de podermos estar visitando a sua residência, e que ela possa receber os nossos agentes de endemias, e os agentes comunitários de saúde no combate ao mosquito. Logicamente a população faz e cumpre o seu papel, mas é extremamente importante que esses agentes adentrem a sua residência, até mesmo no sentido de orientar.”

REPORTER:  Uma dica importante é combater e checar os focos do mosquito Aedes uma vez por semana. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é evitar que o mosquito nasça, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

 SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde,

 

 

 “O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 

 REPÓRTER: Para denunciar focos do Aedes em Anápolis basta ligar para o número 156. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.