ANANÁS (TO): Município tem doses suficientes para imunizar todas as jovens contra o papiloma vírus

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: O município de Ananás ainda tem disponíveis doses suficientes para vacinar as jovens de 11 a 13 anos contra o vírus HPV. As adolescentes devem procurar a vacina, que protege contra o câncer do colo de útero. A enfermeira responsável de Ananás, Elma Baliza pede para que os pais compareçam a única unidade de saúde para tirar as dúvidas sobre a vacina e imunizar as jovens contra o vírus causador do câncer do colo de útero. Ela ressalta a importância da vacina e fala sobre a falta de informação dos pais.
 
SONORA: Enfermeira responsável de Ananás, Elma Baliza
 
“A importância da vacina é prevenir o câncer do colo de útero precocemente. Então, assim, é muito importante e eles não têm muito conhecimento da importância do que seja o câncer do colo de útero. E com essa vacina eles podem estar prevenindo para que no futuro eles não possam vir a adquirir essa doença”.
 
REPÓRTER: Em Ananás, as jovens devem procurar a vacina contra o vírus HPV no posto de saúde na avenida Brasil, no bairro centro. As meninas podem procurar um dos 34 agentes de saúde para se imunizar. E para quem mora na zona rural, o enfermeiro responsável se desloca até a região para levar a vacina. Ouça o que diz o médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira. Ele alerta sobre o perigo do vírus HPV e ressalta a importância da vacina para o futuro das jovens.
 
SONORA: médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira.
 
“A gente sabe que o HPV é um dos principais precursores do câncer de colo de útero e também de outras doenças, outras enfermidades. E a gente tendo uma população de meninas vacinadas, a gente está prevendo um futuro mais bonito, um futuro melhor para nossas crianças. Então é importantíssimo. A gente aconselha o tempo todo que seja feito”.
 
REPÓRTER: Jovens do município de Ananás, não devem perder a oportunidade de se vacinar e prevenir o câncer do colo de útero. As três doses da imunização são fundamentais para garantir a prevenção contra o vírus HPV, segundo o ministério da Saúde. A cidade tem vacinas suficientes para imunizar todas as jovens e os agentes de saúde estão esperando as jovens para tomar a segunda dose da vacina.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.