AMAZONAS: Municípios devem receber do governo federal mais de R$ 5 milhões para ajudar no combate

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Governo Federal deve enviar até o segundo semestre um investimento extra no valor de cento e cinquenta e dois milhões de reais para ser dividido em todos os municípios do país na campanha contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Os municípios do estado do Amazonas devem receber, juntos, mais de 5 milhões de reais. O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque, explica qual será o papel do estado neste repasse.


TEC./SONORA: Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde


“Nós vamos continuar fazendo nosso papel de coordenadores do controle vetorial junto aos municípios. No que desrespeito a como gastar, a orientação que se tem dado é que é exatamente que use esse recurso nas necessidades e nas prioridades em ações específicas no controle da Dengue. Seja ela no controle vetorial, ou seja, ela em outras ações. Como a questão da educação em saúde, a mobilização populacional.”

LOC.: Esse repasse será dividido em duas parcelas. Na primeira, todos os municípios recebem a quantia. Já na segunda parcela, só irão receber o dinheiro aqueles que cumprirem as exigências do Ministério da Saúde, que é apresentar até 30 de junho os levantamentos que medem o índice de infestação do mosquito de cada cidade. Bernardino Albuquerque acredita que todos os municípios irão receber a segunda parte do dinheiro.


TEC./SONORA:
Bernardino Albuquerque, diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde


“O estado do Amazonas já há alguns anos trabalha com essa ferramenta. Nós fazemos a programação para três LIRAas anuais. E, consequentemente, um desses LIRAas vai ser realizado, agora, nesse período de maior concentração de mosquito em função do maior período de chuva. E posteriormente, um LIIRAa de avaliação antes de junho. Então, é uma ferramenta importante, os municípios têm respondido positivamente na realização do levantamento. Eu acredito que isso não será problema para a liberação da segunda parcela.”

LOC.: A população também precisa entrar nessa guerra contra o mosquito. Vamos separar quinze minutos do dia ou da semana para vistoriar possíveis focos do mosquito. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.