AMAZONAS: 60% das vagas do programa Mais Médicos já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil

Isso significa que das 81 vagas solicitadas pelos municípios do estado, 49 já estão ocupadas por médicos preparados para atender as pessoas que mais precisam de atendimento em saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Tempo de áudio –

REPÓRTER: O balanço das três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano mostra que  60% das vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde para o Amazonas foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. Isso significa que das 81 vagas solicitadas pelos municípios do estado, 49 já estão ocupadas por médicos preparados para atender as pessoas que mais precisam de atendimento em saúde.  O ministro da Saúde, Arthur Chioro, comemora os resultados do programa.

 

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

 

“O programa Mais Médicos criado em 2013 já começa a produzir os resultados esperados, no sentido de ampliar o processo de fixação de profissionais médicos na atenção básica nas regiões de mais difícil acesso. Fazendo efetivamente interiorização e garantia de atendimento para as populações mais vulneráveis, que mais dependem do SUS. Nós estamos dando um passo significativo para poder garantir a toda à população brasileira o direito a atenção básica, a saúde”. 

 

REPÓRTER: O secretário de saúde do estado do Amazonas, Wilson Duarte, conta como a população do estado  recebeu os  profissionais brasileiros do programa Mais Médicos:

 

SONORA: secretário de saúde do estado do Amazonas – Wilson Duarte

 

“Os gestores municipais estão caminhando com a solução de um problema que eles tinham que era onde está o médico. Agora o médico está no município na unidade básica de saúde, então, isso causa, na realidade, uma percepção bem mais agradável e à população também. Nós agora já estamos aproximando de 500 médicos do Programa aqui no estado do Amazonas. Isso é muito importante porque eram locais precisavam ter esses médicos e estão tendo agora.”   

 

REPÓRTER: Nas três primeiras chamadas do programa Mais Médicos deste ano, 92% das vagas ofertadas em todo o país já foram preenchidas por profissionais com CRM Brasil. O Mais Médicos em 2014 beneficiou 50 milhões de brasileiros que sofriam com a falta de atendimento em saúde. Para se ter uma ideia, foram 14.462 médicos atuando em mais de três mil municípios.  Este ano, o Governo Federal pretende garantir a assistência à saúde de aproximadamente 63 milhões de pessoas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.