LOC: A partir de agora, as gestantes que estão cadastradas no Programa Bolsa Família, do governo federal, terão direito a receber dois frascos de repelentes por mês contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Recentemente, 6.600 unidades foram distribuídas para as prefeituras dos 16 municípios. Esta foi a primeira das sete remessas que acontecerão até o final do ano. No total, o Estado vai receber mais de 105 mil frascos de repelentes, como explica o governador do Amapá, Waldez Góes.
TEC/SONORA: Waldez Góes, governador do Amapá.
“O Amapá terá ao todo, em 2017, 105 mil frascos à disposição para distribuir por lotes às grávidas beneficiadas pelo programa de distribuição de renda. E neste primeiro lote eu entreguei às 16 prefeituras 6.600 frascos. Isto é prevenção, diminui muito as possibilidades de gastos do dinheiro público na cura, no tratamento; então eu acho que o melhor caminho para saúde e atuar na prevenção.”
LOC: A entrega dos repelentes é uma estratégia da Sala de Situação Nacional com apoio do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Cada município vai ficar responsável por escolher a melhor forma de distribuição às gestantes. O produto está armazenado em frascos de 200 ml e oferece dez horas de proteção após a aplicação. De acordo com especificação do Ministério da Saúde, o repelente também protege contra pernilongos e contra o inseto transmissor da malária. Agora, é preciso que a população continue evitando que o mosquito nasça. O chefe de Vigilância Ambiental, Emanuel Bentes, explica quais são os principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no Estado.
TEC/SONORA: Emanuel Bentes, chefe de Vigilância Ambiental.
“Lixo descartável e entulhos, junto com os pneus nas borracharias e nos ferros velhos, isto para nós concentra praticamente 80% dos nossos criadouros neste período crítico com a chegada das chuvas.”
LOC: Bom, os cuidados devem ser diários e, no período da gravidez, essa atenção com a saúde tem de ser redobrada. De acordo com os especialistas, a gestante deve ser acompanhada em consultas de pré-natal; realizar todos os exames recomendados pelo médico; não consumir bebidas alcoólicas ou qualquer tipo de droga; e não usar medicamentos sem orientação médica. Além dos repelentes, a gestante também pode se proteger por meio de utilização de roupas longas, colocando telas nas janelas e portas e, é claro, usar o preservativo. É importante que os familiares também estejam mobilizados a ajudarem com o reforço das medidas de prevenção já conhecidas. Afinal, como recomendam os especialistas, todos devem estar atentos com a saúde da gestante e do bebê. Para saber mais sobre Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.