AMAPÁ: Mais de 400 escolas estão no combate contra o Aedes no estado

Para intensificar o combate ao Aedes Aegytpti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zica vírus, 402 escolas do Amapá estão mobilizando alunos e professores e, realizando ações para eliminar o mosquito.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para intensificar o combate ao Aedes Aegytpti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do Zica vírus, 402 escolas do Amapá estão mobilizando alunos e professores e, realizando ações para eliminar o mosquito. A secretaria estadual de Educação pretende promover debates e ações de combate durante todo ano e mobilizar as comunidades escolares para os perigos que o mosquito pode causar. As atividades foram divulgadas no Dia Nacional de Mobilização da Educação Contra o Zika. O ministro da Educação, Aluizio Mercadante, lembra que, em toda a rede educacional do país existem mais de 60 milhões de alunos. Ele acredita que, as ações de combate ao Aedes realizadas nas escolas conseguem ultrapassar os muros das instituições e chegar às casas de toda comunidade.

SONORA: ministro da Educação, Aloizio Mercadante

“Se você avaliar que nós somos 60 milhões de brasileiros e brasileiras organizados na educação, estudantes da rede pública e particular. A escola é um espaço de informação, de discurso de reflexão. Então o melhor espaço que o Brasil tem para mobilizar a sociedade brasileira dentro de suas casas, esses estudantes indo para dentro de suas residências, professores, servidores de educação, para combater o mosquito Aedes Aegypti”.

REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que a população reserve 15 minutos por semana para combater o Aedes Aegypti. O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, reforça que, para combater o mosquito é preciso ficar atento aos recipientes que acumulam água.

SONORA: secretário de vigilância em saúde, Antônio Nardi

“O mais efetivo nesse momento é a eliminação de todo e qualquer recipiente que posso juntar água parada e proliferar o mosquito Aede Aegypti. Não deixarem expostos copinhos, copos, garrafas, latas, tampas de garrafa. Verifiquem a vedação da caixa d’água, desemtupam as calhas.”

REPÓRTER: Além das escolas de ensino fundamental e médio, as universidades Federais, órgãos públicos federais, estaduais e municipais, Forças Armadas, entidades religiosas, organizações não governamentais e lideranças comunitárias também estão participando do combate ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br

 Reportagem Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.