AMAPÁ: Estado tem a segunda melhor média de cura do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Estado do Amapá está em segundo lugar no ranking de cura da Tuberculose. Em 2016, foram registrados 226 casos da doença. Já em 2017, até o presente momento, o estado apresenta 43 confirmações da patologia. As regiões que mais preocupam são a capital Macapá, Santana e Laranjal do Jari. São 14.826 registros da Tuberculose, em todo o ano de 2016.

Segundo a coordenadora estadual do programa de Tuberculose do Amapá, Rosângela Gurjão, os casos podem vir a ser reincidentes por conta de desistências ao tratamento. Isso faz com que a Secretaria de Saúde realize ações para cuidar destes casos, que são iniciados do zero. Rosângela explica mais como funciona o atendimento a esses pacientes.

 

TEC/SONORA: Rosângela Gurjão, coordenadora estadual do Programa de Tuberculose do Amapá.

“Ele refaz tudo novamente, todos os exames para saber se não ficou resistente a alguma das drogas. Então, esse paciente já tem que ter um olhar mais especial. O município tem as equipes que tem o TDO, o Tratamento Diretamente Observado. Eles vão até o paciente, e veem ele tomar a medicação. Então, durante três dias da semana, isso aí é observado.”

 

 LOC: Isso foi o que aconteceu com uma moradora de Macapá, que não quis se identificar. Ela é doméstica e possui 60 anos. Contraiu a Tuberculose Multirresistente por conta de outros problemas de saúde. Foram nove meses de tratamento, sem pensar em desistir em nenhum momento. Hoje em dia, a doméstica celebra a vida.

 

TEC/SONORA: Cristina Silva (nome fictício), doméstica.

 “Eu acho que eu renasci mesmo, com certeza. Porque tinham horas que eu pensava que ia morrer. Foi uma batalha dura, ma, toda pessoa tem que se tratar, porque tem cura.”

 

 

LOC: A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Os cuidados para levar a reabilitação total duram, em média, seis meses, podendo chegar a dois anos. Tome cuidado com essa doença e não se esqueça de tomar os devidos cuidados o quanto antes. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.