ALTAMIRA (PA): Polícia Militar e Departamento de Trânsito aumentam presença nas ruas com novas viaturas e agentes

Empresa responsável pela Belo Monte já investiu mais de 63 milhões de Reais em segurança pública e espera aplicar mais 115 milhões para melhorar a qualidade de vida população das cidades sob influência da hidrelétrica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A população de Altamira já percebe o aumento da presença da Polícia Militar nas ruas da cidade, principalmente nos novos bairros que foram criados para beneficiar os moradores das áreas de igarapé, na influência da obra da hidrelétrica de Belo Monte como São Joaquim e novo Jatobá. O comerciante, França Gonçalves, mora em novo Jatobá. Ele conta que já teve a casa roubada por assaltantes, há cerca de seis meses atrás, mas recentemente vem percebendo maior presença da polícia no bairro.
 
SONORA: comerciante, França Gonçalves
 
“Eles passam. Geralmente eles estão passando. Todo dia eu vejo eles passando por aqui. Eu acho muito bom porque  aqui em casa eu já fui roubado. Não fui assaltado. Fui roubado. A gente estava dormindo e levaram duas bicicletas daqui de trás. Levaram a bicicleta pequena e a da minha mulher.”
 
REPÓRTER: O aumento da presença da polícia nas ruas de Altamira é fruto das ações do termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, e a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará. Desde 2011, quando o termo foi assinado, a população de Altamira já foi beneficiada com mais de 63 milhões de Reais em investimentos, que garantiram para a Polícia Militar, por exemplo, 34 motocicletas, duas lanchas de patrulhamento e 50 novas viaturas para o combate ao crime na cidade. O comandante da PM, de Policiamento Regional, da oitava Região do Xingú, Tenente Coronel, José Mauro Silva da Pedra, explica que, as novas viaturas estão sendo usadas no combate ao crime nos locais considerados prioritários, com maior índice de ocorrências, e nos novos bairros de Altamira.
 
SONORA: comandante de Policiamento Regional da 8ª Região do Xingú, da PM do Pará, Tenente Coronel, José Mauro Silva da Pedra
 
“Cada comandante vai fazer a locação desses veículos, a distribuição deles onde está a demanda, a mancha criminal. Então é essencial a presença da viatura na Polícia Militar. Quem ganha com isso é a sociedade que tem ali a presença mais próxima da Polícia Militar junto à comunidade. Então, isso só faz aumentar a confiança do cidadão na Polícia Militar.”
 
REPÓRTER: Além das novas viaturas da Polícia Militar, a Norte Energia também investiu na segurança do trânsito de Altamira, com a destinação de dinheiro para a contratação de agentes de fiscalização. O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, de Altamira, José Flávio Carneiro, revela que antes do investimento da Belo Monte, a cidade contava apenas com 30 agentes de trânsito. Ele ressalta que agora a quantidade de agentes que trabalham diariamente nas ruas de Altamira mais que triplicou.    
 
SONORA: diretor do Departamento Municipal de Trânsito, de Altamira, José Flávio Carneiro
 
“Nós assumimos o departamento no dia primeiro de janeiro de 2013 e existiam apenas 30 agentes de trânsito. Hoje o nosso efetivo, a partir dessa parceria, passou a ser entorno de 100 agentes e a gente tem esses agentes na rua diariamente, em escala de 24 por 24. Todo tipo de parceria benéfica ela vai ajudar bastante. Então, nós necessitamos sim dessas parcerias.”
 
REPÓRTER: Para o especialista em Administração Pública e professor da Universidade de Brasília, José Mathias Pereira, os investimentos realizados pela Norte Energia, na melhoria da qualidade de vida da população de Altamira podem servir de exemplo para todo país. 
 
SONORA: especialista em Administração Pública, José Mathias Pereira
 
“Esse caso que nós estamos assistindo em Altamira, no caso da hidrelétrica de Belo Monte, ele pode efetivamente ser um modelo para os outros estados, inclusive, para se buscar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é um cenário que mostra que, havendo interesse é possível melhorar as condições nessas áreas que sofrem esses tipos de impactos urbanos, em função da construção de uma grande obra.”
 
REPÓRTER: O termo de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre a Norte Energia e o Governo do Pará, prevê ainda a aquisição de um helicóptero para ser usado pela Polícia Militar no combate ao crime em Altamira e, em 10 municípios da área de influência da Belo Monte. Além disso, Altamira vai ter um sistema de vídeomonitoramento, com 60 câmeras espalhadas pela cidade, que também devem entrar em funcionamento ainda neste mês. A parceria entre a empresa responsável pela Belo Monte, governos estadual e municipal, vai criar ainda em Altamira, o núcleo integrado de Segurança Pública, onde vão estar o novo Instituto Médico Legal, o novo Batalhão do Corpo de Bombeiros e estruturas das polícias Militar e Civil. A previsão é que mais 115 milhões de Reais sejam repassados pela Norte Energia para serem investidos nas cidades de influência da hidrelétrica.

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.