ALAGOAS: Mobilização no estado vai vacinar 776,2 mil pessoas contra gripe

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A mobilização nacional para a vacinação contra a gripe começou e vai até o dia 26 de maio. Em Alagoas, o Ministério da Saúde quer imunizar mais de 776 mil pessoas. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quem faz parte do grupo prioritário deve procurar a vacina o mais breve possível.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Tentaremos, a cada ano, iniciar a vacina mais cedo para que as pessoas tenham mais proteção e a gente evite óbitos por Influenza. Estamos disponibilizando 60 milhões de doses para alcançar 54 milhões de pessoas. No ano passado, fizemos 93% de cobertura vacinal. Esperamos este ano, de novo, superar os 90%. Precisamos incentivar as pessoas a buscarem a vacina para que nós possamos manter um número baixo de casos, um número baixo de óbitos de gripe neste ano de 2017”.

REPÓRTER: Este ano a campanha de vacinação contra a gripe traz uma novidade. Todos os professores de escolas públicas e privadas vão poder receber a dose, conforme destaca o ministro Ricardo Barros.

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Professores estão pela primeira vez nesta lista. Então faremos, nos dias 2 e 3 de maio, a vacinação dos professores na escola, conforme acordado com o ministro Mendonça Filho e, claro, pelo fato de que eles têm contato com dezenas alunos diariamente e estão mais expostos, também, a essa contaminação. Esse é o motivo da inclusão dos professores e o fizemos com muita alegria porque entendemos que, de fato, é um grupo preferencial”.

REPÓRTER: Além dos professores, integram o público-alvo da campanha, pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias; pessoas privadas de liberdade; e os funcionários do sistema prisional. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Luiz Philipe Leite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.