ALAGOAS: Meninas de 11 a 13 anos do estado devem tomar segunda dose da vacina contra HPV

Cerca de 40% das meninas de 11 a 13 anos ainda precisam tomar segunda dose da vacina contra HPV que está disponível nos postos de saúde de todo estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Quase metade das adolescentes de 11 a 13 anos de idade em Alagoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. O número é do Ministério da Saúde que estipulou mais de 75 por cento das meninas dentro desta faixa etária imunizadas. Mesmo faltando menos da metade das garotas para completar a imunização, Alagoas apresenta alguns municípios que preocupam. Em Porto Calvo, Limoeiro de Anadia e Canapi, por exemplo, a vacinação não alcançou nem 25 por cento das adolescentes. Para reforçar a segunda fase da vacina, a imunização continua disponível em todos os postos de saúde do estado. A vacina é distribuída em três doses, todas elas são importantes para a imunização completa. É o que explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos 11 anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: O vírus HPV é o principal causador do câncer do colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença é a quarta causa de morte mais frequente entre mulheres no Brasil. O Instituto ainda prevê mais de 300 novos casos da doença só este ano em Alagoas.  A coordenadora do Plano Nacional de Imunização em Maceió, capital do estado, Eunice Raquel Amorim, define a vacina contra o HPV como uma oportunidade de crianças e adolescentes ficarem livres da doença.
 
SONORA: Coordenadora do PNI em Maceió, Eunice Raquel Amorim
 
 “A vacina é quadrivalente, ela confere a imunidade para quatro tipos de vírus contra o HPV. Então se a gente tem uma vacina ofertada pelo SUS que confere a imunidade, que protege essas meninas contra quatro tipos de HPV e que pode levar ao câncer do colo do útero, porque delas não tomarem se existe a vacina gratuita ofertada pelo SUS, então é muito importante que essas meninas elas sejam imunizadas.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV está disponível para meninas de 11 a 13 anos de idade. Para tomar a segunda dose, a adolescente não precisa da presença dos responsáveis. Basta ir ao posto de saúde mais próximo com a caderneta de vacinação ou o documento de identidade.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.