ALAGOAS: Mais de 33 mil pessoas tiveram Dengue ou Chikungunya, no estado

Em Alagoas, as cidades Major Isidoro, Girau do Ponciano e Arapiraca são as mais afetadas pela presença do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Mais de dezessete mil pessoas tiveram Dengue e cerca de dezesseis mil pegaram Chikungunya em Alagoas, segundo o Ministério da Saúde. A situação do estado é preocupante porque oito cidades alagoanas estão em estado de risco para a infestação do mosquito transmissor e outras dezesseis com alerta de surto de Dengue, Chikungunya e Zika, outras viroses que o mosquito também transmite. Para Alagoas diminuir o índice de infestação, é importante que a população combata o mosquito em todas as esferas, como pede o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas, motivar os alunos para que, ao fim de cada aula façam a vistoria em casa. As empresas escalarem funcionários para eliminar os focos nas sedes das empresas. Depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: Em Alagoas, as cidades Major Isidoro, Girau do Ponciano e Arapiraca são as mais afetadas pela presença do mosquito. No Nordeste, os grandes reservatórios domésticos como, caixas d’água, tanques e cisternas são os ambientes mais propícios à reprodução do mosquito. Eliminar os criadouros dentro de casa é tarefa de cada morador. Por isso a Secretária Estadual de Saúde de Alagoas, Rozângela de Almeida, pede a colaboração de todos.

“É um trabalho de cidadania. Cada um de nós tem que estar atento. A participação de cada um nós, no dia a dia, olhando a casa, olhando atrás da geladeira, olhando os reservatórios, limpando, lavando. Tudo isso é de fundamental importância.”

LOC: Em todo o Nordeste, mais de quinhentas e quarenta mil pessoas estão com Dengue ou Chikungunya. O Ministério da Saúde sugere que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar focos dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.