ALAGOAS: Com início das chuvas, população deve redobrar cuidados com Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A chegada do Outono causa mudanças consideráveis no clima. Alagoas está na região em que, segundo o Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos há um aumento no volume das chuvas e as temperaturas se mantêm altas. Para a próxima semana, por exemplo, a previsão na capital Maceió  é de máxima em torno de 30 graus com 90 por cento de probabilidade de chuva em dois dias da semana. Com esse quadro, a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika é muito alta. O virologista do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Paolo Zanotto, afirma que no calor o mosquito tem o ambiente adequado para a reprodução, e que a população deve tomar ainda mais cuidado para não permitir o nascimento do inseto.

 

 SONORA: Paolo Zanotto – virologista do ICB da USP

“Problema é que a temperatura lá em cima (Regiões ao Norte) não é que abaixe tanto, e tem o agravante da água. A chuva também vai criando o que a gente chama de criadouros invisíveis. Aquela pequena poça no telhado, lugares que a gente tem dificuldades de atingir. No norte do Brasil particularmente a questão da chuva deve ser levado a sério”

  REPÓRTER: O trabalho de combate ao Aedes no estado do Alagoas conta com aproximadamente sete mil agentes de saúde e endemias, que realizam visitas aos imóveis, eliminando possíveis criadouros e informando a população sobre os cuidados necessários.  O diretor de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch relembra qual a maneira mais eficiente de se proteger das três doenças.

 SONORA: Cláudio Maierovitch – diretor de vigilância das doenças transmissíveis     

 A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.” 

REPÓRTER: Para mais informações sobre dengue, Zika e chikungunya acesse o site combateaedes.saude.gov.br

 Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.