ALAGOAS: 98 mil meninas devem tomar segunda dose da vacina contra HPV no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG).
 
LOC: O câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres e mata, no País, mais de cinco mil mulheres por ano. Apenas no estado de Alagoas, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 310 casos em 2015. Os dados apontam que, a cada 100 mil mulheres, 17 correm o risco de desenvolver a doença. E uma das principais causas desse tipo de câncer é a infecção pelo vírus HPV. Para evitar que futuras mulheres alagoanas sejam expostas a essa doença, o Ministério da Saúde, a secretaria estadual e as secretarias municipais de saúde e educação estão em mobilização para vacinar meninas de 9 a 11 anos contra o HPV. De acordo com a Coordenadora Estadual do Programa de Imunização de Alagoas, Denise Castro, mais de 98 mil meninas desta faixa etária precisam tomar a segunda dose da vacina no estado. Ela informa que a meta de todos os municípios alagoanos é superar a baixa taxa de 58% atingida durante a primeira etapa da mobilização, ocorrida entre março e agosto deste ano. Nesta fase, segundo dados do Ministério da Saúde, trinta e oito dos 102 municípios acreanos vacinaram menos de 50% do público-alvo da vacinação no estado. Essas cidades estão concentradas nas regiões oeste, central e norte de Alagoas. Neste grupo estão, por exemplo, Maragogi, Coruripe, Major Isidoro e Mata Grande. Para Denise Castro, mães, pais e responsáveis precisam se conscientizar sobre a importância da vacina e buscar mais informações sobre o HPV, para que mais jovens recebam a proteção contra o vírus no estado. Segundo a coordenadora, a grande dificuldade em imunizar as meninas no estado é a propagação de boatos sobre possíveis efeitos colaterais da vacina.
 
TEC: Denise Castro, Coordenadora Estadual do Programa de Imunização do Alagoas.
 
“A facilidade de divulgar coisas negativas em relação à vacina. Basta um evento que aconteça, seja lá em qualquer lugar do Brasil e as adolescentes todas ficam sabendo, praticamente imediatamente. Sabem que alguns casos estão sendo divulgados, e isso dificultou. Às vezes, as adolescentes e os pais, eles têm muitas dúvidas, e é por isso que os profissionais têm que estar preparados para tirar essas dúvidas e tranquilizar sobre a eficácia da vacina, sobre a segurança da vacina... O nosso objetivo maior é a prevenção do câncer do colo do útero.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
LOC: Mabelizabett Torres mora em Maceió e tem duas filhas. Segundo a mãe, as pequenas foram vacinadas nas escolas. Mabelizabett conta que conversou com a filha mais nova, Ana Beatriz, de 10 anos, sobre a importância da vacina.
 
TEC: Mabelizabett Torres, mãe de Ana Beatriz.
 
“Conversei com minha filha. Conversei dizendo o que era a vacina do HPV, e era uma prevenção, e que essa é uma das doenças que está acontecendo entre as mulheres, que é  câncer do colo de útero. E que vai prevenir o câncer antes dela começar a vida sexual e isso é muito importante”.
 
LOC: Não são todas as mães que pensam como Dona Mabelizabett. Ela faz um apelo a outras mães sobre a importância da vacinação contra o vírus HPV.
 
TEC: Mabelizabett Torres, mãe de Ana Beatriz
 
“As mães passem paras filhas o quanto é importante a vacinação e não deixar passar. Procurar as unidades de saúde, procurar os shoppings e supermercados e cobrar mesmo e fazer mesmo. Porque tem muitas mães que têm a resistência. Vê que a filha não quer, e não faz, não conversa pra poder fazer a vacinação, e eu acho que é muito importante isso”.
 
LOC:  A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

 


TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.