ALAGOA GRANDE (PB): Escolas de Alagoa Grande também estão na luta contra o mosquito

Alunos aprendem como identificar o mosquito e como evitar o surgimento de novos focos.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya em Alagoa Grande tem movimentado toda a cidade. Visitadores do mutirão de combate informam, de casa em casa, cada uma das famílias do município sobre os perigos que o armazenamento de água feito de forma inadequada pode causar, já que esses recipientes improvisados são os ideais para a reprodução do mosquito.
E, para reforçar ainda mais essa campanha de conscientização, a prefeitura de Alagoa tem organizado palestras em todas as escolas do município. Nelas, os alunos aprendem como identificar o mosquito, como evitar o surgimento de novos focos, entre outras ações. Aluna do instituto Desembargador Severino Montenegro, Sunamita de Sousa, de 14 anos, conta o que aprendeu em uma dessas palestras.

TEC/SONORA: Sunamita, aluna do instituto Desembargador Severino Montenegro

“Eu aprendi que é preciso tomar providencias para que esse mosquito não venha a proliferar aqui na cidade e causar uma epidemia. Não deixar água parada, garrafa aberta, várias outras coisas também”

LOC: O coordenador de vigilância em saúde de Alagoa Grande, João Jacson ressalta o quanto é fundamental o trabalho de conscientização sobre o combate ao mosquito nas escolas.

TEC/SONORA: João Jacson, coordenador de vigilância

“O trabalho nosso nas escolas é essencial. Não adianta esperar somente pelo Estado, cada cidadão tem a obrigação de cuidar da sua casa. O Estado dá o apoio, o Estado orienta, o Estado divulga as ações, mas a presença do Estado não é efetiva na casa das pessoas 24 horas. Então, depende muito mais de cada um fazer a sua parte. Então, esse trabalho nas escolas, essa sementinha que a gente planta nas escolas é exatamente para isso, para que cada aluno seja um agente multiplicador em suas casas, para prever as doenças em suas próprias casas.”

LOC:
Portanto, não deixe água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. Além disso, é importante receber os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa. Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya.


Se você quer saber mais sobre como lutar contra esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.