AIDS: 100 mil pacientes que vivem com HIV recebem medicamento 3 em 1

 A distribuição do 3 em 1 já está acontecendo em toda a rede pública de saúde e o  estoque do medicamento é suficiente para atender os pacientes em tratamento nos próximos 12 meses.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de 100 mil pessoas que vivem com aids no Brasil já podem ter acesso ao medicamento conhecido como 3 em 1. Esse tratamento reúne em uma única dose  os três medicamentos Tenofovir, Lamivudina e Efavirenz. A distribuição do 3 em 1 já está acontecendo em toda a rede pública de saúde e o  estoque do medicamento é suficiente para atender os pacientes em tratamento nos próximos 12 meses.  O diretor do Departamento de DST/Aids e  Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita,  destaca os vários benefícios do medicamento 3 em 1.
 
SONORA: diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Fábio Mesquita
 
“Quando a gente fazia o comprimido separado, a pessoa precisava tomar quatro comprimidos ao dia, e isso vai ser substituído por um comprimido só ao dia. Tem uma série de estudos que demonstram que isso aumenta muito a aderência ao tratamento. E ao aumentar a aderência, você tem um benefício individual, porque o seu organismo vai responder melhor, vai evitar infecções, vai evitar complicações da doença, mas você tem um benefício coletivo, porque quando você derruba o tanto de vírus que está circulando no organismo, isso faz com que você também não possa transmitir o HIV.”
 
REPÓRTER: O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais , Fábio Mesquita, destaca ainda que o Brasil hoje oferece os melhores tratamentos que existem no mundo  para combater o HIV
 
SONORA: diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde - Fábio Mesquita
 
“A gente tem hoje, praticamente, toda os medicamentos que se usam no mundo hoje. A gente tem os melhores medicamentos da primeira linha. A gente tem praticamente tudo o que é prescrito nos países desenvolvidos. Alguns deles produzidos nacionalmente, outros importados.”
 
REPÓRTER: Cerca de 11 mil pacientes dos estados do Rio Grande do Sul e Amazonas que vivem com aids  já recebem, desde agosto do ano passado , a dose tripla combinada . Os dois estados foram os pioneiros na distribuição desse medicamento por apresentarem as maiores taxas de detecção do vírus . Para saber mais sobre os tratamentos disponíveis para  combater o HIV, acesse a página www.aids.gov.br
 

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.