AGRONEGÓCIOS: Produtores de milho começam preparo da terra em vários estados

Melhor forma de evitar prejuízos com a plantação de milho é garantir de forma antecipada os recursos que serão usados na plantação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Produtores de vários estados do país, como Maranhão, Tocantins, Goiás, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e do centro norte de Minas Gerais, do noroeste da Bahia e do sul do Piauí estão preparando a terra para plantar a safra 2016 de milho. De acordo com o ministério da Agricultura, o país é o terceiro maior produtor de milho do mundo, com expectativa de colher mais de 70 milhões de toneladas por ano, a partir de 2020. Apenas no Mato Grosso do Sul, por exemplo, cerca de 10 mil produtores colheram mais de nove milhões de toneladas de milho no estado, em 2015. O número é da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado. Para manter a produção em alta o produtor deve começar a pensar nos gastos e fazer os cálculos para investir na plantação sem riscos de prejuízos após a colheita. De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Emater, um produtor de milho deve investir cerca de dois mil Reais por hectare para manter a plantação, desde o preparo da terra até a colheita, em média. São gastos com maquinários, combustíveis, mão-de-obra, sementes, fertilizantes, defensivos, estocagem e transporte do grão. A primeira fase do plantio, que é a preparação da terra, deve começar já no final de setembro como explica o engenheiro agrônomo da Emater, Marconi Moreira.
 
SONORA: engenheiro Agrônomo da Emater, Marconi Moreira
 
“No plantio convencional, ele começa no final de setembro. Tem que ver se o solo está corrigido porque o milho é uma cultura muito exigente. Aí, ele vai preparar o solo. Ele vai gradear a terra, vai fazer a aplicação de herbicida para plantio e fazer a semeadura.”  
 
REPÓRTER: O produtor deve ficar atento com a qualidade da terra onde vai plantar o milho. É que, em determinadas regiões, o enriquecimento do solo com fertilizantes a base de fósforo e calcário é necessário. Até a planta criar seis folhas, o produtor pode ter que fortalecer a plantação com aplicações extras de fertilizantes. Além disso, durante o crescimento do milho é comum que fungos ataquem a planta durante a formação do pêndulo. O mais comum é a cercosporiose, que deve ser defendida com aplicação de fungicidas, como alerta o engenheiro agrônomo da Emater, Marconi Moreira.
 
SONORA: engenheiro Agrônomo da Emater, Marconi Moreira
 
“Milhos altamente produtivos, é preciso controlar. Milhos pouco produtivos, a influência na produtividade não é muito grande. Mas, os milhos que produzem aí 210, 240 sacas eles não podem ter doenças de final de ciclo. Então você tem que fazer o controle a partir do pendoamento.”  
 
REPÓRTER: Para evitar problemas durante as fases do plantio do milho, a dica para o produtor é se antecipar e buscar recursos que possam suprir toda a produção. Os bancos públicos como a Caixa Econômica Federal têm linhas de créditos disponíveis para financiar a plantação com juros baixos. O produtor rural pode pegar o todo valor que vai ser gasto na plantação antes do começo do preparo da terra. Ou seja, é uma forma segura de garantir o investimento da lavoura e ainda calcular o que vai ser gasto com a plantação. Com o crédito antecipado, o produtor vai ter dinheiro em mãos durante todo o período do plantio e dois anos para pagar o investimento. Vale lembrar que a colheita do milho, da safra 2016, deve ser entre os meses de março e abril próximos. Para ter mais informações sobre crédito antecipado acesse na internet o endereço eletrônico www.caixa.gov.br.

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.