AGRONEGÓCIO: Associações contestam decreto do governo de Goiás que cria imposto sobre vendas externas

O estado de Goiás ainda vai aumentar a tributação, porém, de acordo com a CNA, foi calculado um aumento de 30% nas operações com grãos

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Após o decreto publicado pelo governo de Goiás, que permitiu a cobrança de imposto sobre vendas externas, representantes do agronegócio formaram um grupo para se manifestar contra isso. De acordo com o grupo, a decisão fere a Lei Kandir, que isenta exportações de Imposto sobre operações relativas à circulação de Mercadorias e prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. A Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil, a CNA, é uma das entidades que têm ido contra a atitude do governo goiano. De acordo com o presidente da CNA, João Martins, esse foi apenas um pontapé, para que façam isso em todos os estados brasileiros. Ele afirma que a CNA vai utilizar de vários recursos para que isso não seja feito.
 
SONORA: João Martins, presidente da CNA
 
“Nós vamos mobilizar nossa força política, nosso corpo jurídico para ver a possibilidade de nós entrarmos com qualquer ação. Nós vamos mobilizar nossos produtores para contestar e protestarem essa arbitrariedade. Nós vamos para a mídia, sair com apelo para a sociedade, apelo para quem quer que seja. Mas nós vamos tomar todas as medidas cabíveis para contestar esse tipo de ato, que com certeza, não vai parar só em Goiás.”
 
REPÓRTER: De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás, Bartolomeu Braz Pereira, a medida tomada vai inibir o setor agropecuário. E o vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, explica qual é a maior preocupação, neste momento.
 
SONORA: José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA
 
“A grande preocupação é que outros estados, sem dúvida nenhuma, vão achar a ideia interessante para os produtos. O que efetivamente prejudica muito o setor agropecuário e outros setores. Ao passo que nós não enxergamos o governo fazendo seu dever de casa, que é cortar gastos e despesas.”
 
REPÓRTER: O estado de Goiás ainda vai aumentar a tributação, porém, de acordo com a CNA, foi calculado um aumento de 30 por cento nas operações com grãos. De acordo com o decreto do governo de Goiás, a Secretaria da Fazenda vai decidir como vai ser feita a cobrança, em 12 ou 17 por cento.

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.