AGRICULTURA: Uso de agrotóxicos dobra em 10 anos, segundo IBGE

Produtos utilizados entre 2009 e 2012 são considerados perigosos ou muito perigosos para o meio ambiente e para a população

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O uso de agrotóxicos nas produções agrícolas cresceu mais de duas vezes e meia entre os anos de 2002 e 2012. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Segundo os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, o uso dos defensivos tiveram um salto de dois e meio para quase sete quilos por hectare, uma variação de cerca de 155 por cento. Para o engenheiro agrônomo da Universidade de Brasília, a UnB, Luiz Vicente Gentil, o aumento do uso de agrotóxicos por parte dos produtores, se deu para suprir a demanda da população brasileira.
 
SONORA: Luiz Vicente Gentil, engenheiro agrônomo da UnB
 
“À medida que aumenta a produção agrícola para alimentar os 200 e três milhões de brasileiros, na proporção, aumenta também a quantidade de defensivos agrícolas. Então esses defensivos, que se chamam atualmente agrotóxicos, são necessários para manter as plantações livres de doenças. Assim como você vai a uma farmácia para comprar um remédio para dor de barriga, para o fígado, para a perna, você vai a uma loja de produtos agrícolas e você compra remédio para defender as lavouras.”
 
REPÓRTER: Já as informações divulgadas pelo IBGE, mostram que os produtos mais usados em 2012 são considerados perigosos ou muito perigosos para o meio ambiente, com a contaminação do solo e da água e colocando em risco a reprodução de aves e mamíferos. E segundo o Instituto, apresenta perigo também para os produtores que vão aplicar os produtos químicos que podem levar ao câncer, gerar mutações ou má formação de fetos. Os classificados perigosos contaram com 64 por cento do total de agrotóxicos comercializados e os muito perigosos com 27. O uso de agrotóxicos por área foi maior no estado de São Paulo, com 10 quilos e meio por hectare. E em seguida o estado de Goiás, com quase 8 quilos por hectare. O menor número de uso de defensivos é do estado do Amazonas, com uma quantidade de meio quilo por hectare.

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.