AEDES: Municípios podem ter boas soluções para acabar com mosquito, acredita Ministro da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, esteve reunido com prefeitos e autoridades de todo país, nesta quarta-feira, em Brasília, para alinhar as ações de combate ao Aedes em todo país. O objetivo do encontro foi de mobilizar os municípios para guerra contra o mosquito. Para o Ministro Marcelo Castro, a força dos municípios é fundamental para acabar com o Aedes.  

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

Eu sou um municipalista convicto. Porque entendo que é no município onde tem a origem dos problemas e das soluções da imensa maioria daquelas necessidades do ser humano, das básicas e essenciais.”

 

REPÓRTER: O Ministro da Saúde também falou sobre a microcefalia, doença que possivelmente, pode ser causada pelo vírus Zika, transmitido pelo Aedes aegypti. Ele explicou que a união das ações dos municípios e da população é essencial para controlar a infestação do mosquito. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, confirma que, os casos de microcefalia notificados passaram dos cinco mil, no país.  

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Hoje são cinco mil novecentos e nove casos notificados. Mas não são números. São seres humanos. São dramas humanos. E aí, todo esforço que todos nós pudermos fazer, ainda é pouco.”

 

REPÓRTER: A região Nordeste do país concentra 81 por cento dos casos notificados de microcefalia. Pernambuco tem o maior número de casos investigados, seguido pelos estados da Bahia e da Paraíba. Saiba mais na internet combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.