AEDES AEGYPTI: Estudo comprova eficiência de óleos de cravo e de orégano para eliminar larvas do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Já imaginou usar orégano e cravo da índia para combater o Aedes aegypti? Uma pesquisa desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) já comprovou a eficiência dos óleos desses produtos para matar as larvas do mosquito. O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

 

Mas não é só pegar o orégano e o cravo que você tem em casa. Para produzir o larvicida, é preciso extrair o óleo dessas plantas, pois é ali que se encontram as substâncias essenciais para eliminar as larvas. Esse procedimento deve ser feito em laboratório, com equipamentos específicos. Por isso, não adianta colocar folhas de orégano ou de cravo nos lugares onde a fêmea pode depositar os seus ovos. Isso não vai eliminar as larvas do mosquito.

 

Depois de comprovar a eficácia dos óleos, a pesquisadora responsável pelo estudo, Alzira Batista Cecílio, está trabalhando para desenvolver uma fórmula e criar um larvicida que possa ser comercializado.

 

A vantagem, conta Alzira, é que seria um produto menos agressivo ao meio ambiente e aos seres humanos. A ideia é criar um larvicida que não polua o meio ambiente, que possa ter contato com pessoas, animais domésticos e até com a água voltada para o consumo humano, como, por exemplo, as caixas d’água.

 

A pesquisadora pretende, no futuro, fazer testes desses óleos no combate a outras fases da vida do mosquito. Se der certo, o projeto pode virar um inseticida aerosol e até mesmo um repelente.    

 

Para saber mais sobre o Aedes e as doenças transmitidas por ele, acesse: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.