AEDES AEGYPTI: Escolas vão continuar a ser aliadas na guerra contra o mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As escolas de todo Brasil estão unidas na guerra contra o Aedes aegypti. Os assuntos relacionados ao mosquito, transmissor da dengue, chikungunya e Zika, estão sendo tratados nos colégios do país, para ajudar a transformar os alunos em divulgadores das formas de combate ao mosquito. Em Brasília, Rosani Melo, diretora de uma escola pública que fica na Vila Estrutural, uma cidade bem carente da capital do país, explica como os alunos vão tratar o tema durante o ano.

 

SONORA: Rosani  Melo, diretora de escola

“O projeto nosso não se encerra agora, nesse período. Nós temos aqui, temas geradores. O nosso tema gerador é o combate a dengue. Então nós não estamos trabalhando só nesse momento.”

 

REPÓRTER: Nesta sexta-feira, terminou a Semana Saúde na Escola, ação promovida pelo Ministério da Saúde em todo o país, e que envolveu mais de 18 milhões de estudantes em atividades com a comunidade escolar e equipes de saúde que trataram do combate ao Aedes. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, falou às crianças da escola da Vila Estrutural, onde aconteceu o encerramento da ação, sobre a importância de acabar com mosquito.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

“Vocês vão fazer um trabalho junto às mães de vocês, junto aos pais de vocês para eliminar, não deixar nenhum criadouro de mosquito, para ele não transmitir essa doença e afetar às nossas crianças”

 

REPÓRTER:  O Ministério da Saúde lembra que a melhor maneira de combater todas as doenças transmitidas pelo Aedes é não deixar o mosquito nascer. Juliana da Silva é mãe de uma das alunas que participaram da ação e fala sobre os cuidados que toma em casa.

 

SONORA: Juliana da Silva, mãe de aluna

“Com certeza eu cuido bastante e a minha filha também me ajuda. Ela vê qualquer coisinha com água e ela já fala ‘mãe, não pode!’, ela mesma me ajuda também.”

 

REPÓRTER: Mais informações sobre como combater o mosquito Aedes aegypti e as doenças que ele transmite podem ser encontradas na internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.