Tempo de áudio 2min18seg
REPÓRTER: O estado do Acre está vacinando as grávidas contra a coqueluche. A vacina dTpa foi introduzida esta semana no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde e vai beneficiar mais de 16 mil gestantes em todo o estado. Entre 2011 e 2013 foram registrados 20 casos da doença no estado do Acre. O objetivo da vacina contra a coqueluche é reduzir a incidência e a mortalidade causada pela doença entre os recém-nascidos, conforme explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
SONORA:ministro da Saúde - Arthur Chioro
"A coqueluche se manifesta de maneira mais grave entre os bebês até seis meses de vida e é por isso que é fundamental ele receber da sua mãe a defesa contra a coqueluche, enquanto o seu organismo vai sendo estimulado através da vacinação, que ele começa a receber pelo calendário a partir do segundo mês de vida, para que ele possa formar as suas próprias células de defesa, seus anticorpos que vão lhe proteger contra a coqueluche".
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina dTpa é segura tanto para a mãe quanto para o bebê e protege contra coqueluche, difteria e tétano. Núbia Moreira faz parte do programa nacional de imunização no estado do Acre e destaca a expectativa da vacina para as gestantes que moram no estado.
SONORA: integrante do programa nacional de imunização no estado do Acre, Núbia Moreira
"É que a gente consiga altos índices de cobertura para prevenir essa doença que acomete, principalmente, as crianças menores de um ano, e dentre elas, menores de dois meses que ainda não tenha iniciado o esquema vacinal com as vacinas do calendário básico de rotina."
REPÓRTER: A vacina dtpa, contra coqueluche, vai imunizar quase três milhões de gestantes e mais de 300 mil profissionais da saúde que têm contato com recém-nascidos. A vacina já está disponível nos postos de saúde da rede pública de saúde. Para saber mais sobre a vacina contra a coqueluche, acesse: www.saude.gov.br
Reportagem, Aline Reis