ACRE: Estado é o terceiro com mais casos notificados de microcefalia na região Norte

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  Levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, dentre todas as unidades federativas do Norte do país, Acre é o estado com o terceiro maior número de casos notificados de microcefalia, com 55, atrás de Tocantins e Pará, com 223 e 115 casos, respectivamente. Desse total, dois foram confirmados e outros 21 ainda estão sob investigação. Para a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli afirma que a melhor forma de lutar contra a microcefalia é impedindo que o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya possa se proliferar. Ela dá dicas de como evitar que sejam formados criadouros do mosquito nas residências.

TEC/SONORA: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do Ministério da Saúde

“Uma forma de ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouro do mosquito é a estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”

LOC: Neste mês de dezembro, com a chegada do verão e o aumento da quantidade de chuvas, a chance de reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya aumenta. Por isso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, pede para que a população faça de todas as sextas-feiras, um dia nacional de mobilização contra o mosquito.

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika, que tem causado grandes danos a saúde pública do Brasil.”


LOC: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.