Arte: Sabrine Cruz
Arte: Sabrine Cruz

#7 Universidades, balbúrdias, cortes e educação

Episódio sete do podcast "Ilha de Vera Cruz" debate o corte de verba promovido pelo MEC nas universidades públicas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

O anúncio do corte de 30% na verba das Universidades Federais brasileiras feito pelo Ministério da Educação repercutiu entre especialistas, alunos e professores, na última semana.

Inicialmente, o corte de verba era destinado a apenas três universidades, que segundo o ministro Abraham Weintraub, tinham desempenho aquém do esperado e promoviam “balbúrdia”. Eram elas, a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A fala de Weintraub quando afirmou as universidades promoviam balbúrdia foi dada ao jornal ‘O Estado de S. Paulo”. Na entrevista, o ministro disse que as universidades têm permitido que aconteçam em suas instalações eventos políticos, manifestações partidárias ou festas inadequadas ao ambiente universitário.

“A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse. Ele deu exemplos do que considera bagunça: “Sem-terra dentro do campus, gente pelada dentro do campus”, afirmou.

O “Ilha de Vera Cruz” debate o corte de verbas para universidades federais. No papo, tiramos dúvidas com juristas, deputados e professores.

--

5 min: Jurista Carlos José Teixeira de Toledo, Conselheiro da Associação dos Procuradores do Estado de SP e doutor em Direito do Estado pela USP

18 min: Professora Dayane Pimentel, deputada Federal do PSL da Bahia e titular da Comissão de Educação da Câmara dos deputados

22 min: Marcelo Calero, ex-ministro da Cultura do Governo Temer e deputado do Cidadania-RJ, suplente da Comissão de Educação Quarto

31 min: Cristina Castro-Lucas, professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB)

45 min: Marcelo Hermes, professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB)

-
Produção: João Paulo Machado e Bruna Goularte

Trabalhos técnicos: Lucas Rodrigues e Daniel Costa

Capa: Sabrine Cruz

Produto: Agência do Rádio Brasileiro

-

Entre em contato! Mande um e-mail para: podcastilhadeveracruz@gmail.com.

Ah, e não se esqueçam: nosso Twitter é @CruzIlha e nosso Insta é @podcastcruzilha

Receba nossos conteúdos em primeira mão.